sábado, 21 de maio de 2011

N.S. de Nazaré

 A devoção teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em Belém (Pará) através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca milhões de pessoas.

A pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que hoje é venerada em Portugal teria recebido essa denominação pelo fato de haver sido esculpida, em madeira, naquela cidadezinha da Galiléia onde a Sagrada Família se estabeleceu.

Em Saquarema/RJ

No ano de 1630, cerca de três pescadores saíram para pescar no revolto mar de Saquarema. Após uma forte tempestade os pescadores, ao voltar para a praia, encontraram próximo ao Costão, morro de pedras que fica localizado no centro da cidade, uma forte luz. Decidiram então chegar mais próximo e encontraram uma imagem de Maria, na hora ainda não sabiam do título.

Igreja Nossa Senhora de Nazaré em Saquarema.
Decidiram então levar a imagem a casa de um dos pescadores, para protegê-la da chuva. Após guardarem a imagem, foram dormir. No dia seguinte descobriram que a imagem não estava no mesmo lugar, e iniciou-se uma grande procura em toda a cidade, achando-a horas depois no mesmo morro onde foi encontrada, e levaram-na novamente para a casa, mas na manhã seguinte ela desapareceu novamente, sendo achada no mesmo morro. Isso ocorreu por mais duas vezes.
Então decidiram construir naquele morro uma pequena capela em homenagem à imagem, que logo deram o nome de Nossa Senhora de Nazaré, mas a fama dos milagres se espalharam por toda a região, fazendo com que a capela no alto do morro ficasse pequena. Rapidamente foi construída uma igreja de maiores dimensões inaugurada em 1837. Desde aquele tempo até hoje aVirgem de Nazaré realiza seus milagres, o que atrai a cada anos mais devotos fazendo com que hoje a sua festa realizada no dia de seu encontro, 8 de setembro, seja a terceira maior festa doBrasil e o primeiro Círio de Nazaré do Brasil.

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz de ver seu comentário em meu blog e mais feliz ainda de ter atendido meu pedido e feito um belo trabalho sobre Nossa Senhora do Carmo. Espero ter você também como Seguidora do meu blog http://blogjonathancruz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!