domingo, 14 de agosto de 2011

Nossa Senhora morreu? - Dormição e Assunção




Na ocasião de Pentecostes, Maria Santíssima tinha mais ou menos 47 anos de idade. Depois desse fato, permaneceu Ela ainda 25 anos na terra.
Ela terminou sua "carreira mortal" na idade de 72 anos, conforme a .
tradição.
 Diversos Santos Padres da Igreja contam que os Apóstolos foram milagrosamente levados para Jerusalém na noite que precedera a Assunção da Bem-aventurada Virgem. Maria

Nosso Senhor quis dar esta consolação à sua Mãe Santíssima e aos seus apóstolos e discípulos que assistiram a "morte" de Nossa Senhora, foi uma morte suave... por esse motivo chamada de "dormição".    Entre os que relatam tal fato se sobressai S. Dionísio Aeropagita, discípulo de s. Paulo e primeiro Bispo de Paris, o qual nos conservou a narração desse fato.

              S. João Damasceno, conta que os fiéis de Jerusalém, ao terem notícia do falecimento de sua Mãe querida, como a chamavam, vieram em multidão prestar-lhe as últimas homenagens e que logo se multiplicaram os milagres em redor da relíquia sagrada de seu corpo.
Três dias depois chegou o Apóstolo S. Tomé, que a Providência divina parecia ter afastado, para melhor manifestar a glória de Nossa Senhora, como dele já se servira para manifestar o fato da ressurreição de Nosso Senhor.
S. Tomé pediu para ver o corpo de Nossa Senhora.

Quando retiraram a pedra, o corpo já não mais se encontrava.
Do túmulo se exalava um perfume de suavidade celestial!

Os Anjos retiraram seu corpo imaculado e o transportaram ao céu, pois como seu Filho ressuscitara ao terceiro dia..
Esses relatos foram encontrados nos escritos dos Santos Padres e Doutores da Igreja, dos primeiros séculos e relatados no Concílio geral de Calcedônia, em 451.
Em 1º de Novembro de 1950 pela Constituição Apostólica do Papa Pio XII - Munificientissimum Deus - Definição do Dogma da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao céu.


A Assunção de Nossa Senhora não se encontra na Sagrada Escritura, mas foi transmitida pelos cristãos oralmente e escrita por séculos.


A Assunção difere da ascensão de Nosso Senhor no fato de que, no segundo caso, Nosso Senhor subiu por seu próprio poder, enquanto sua Mãe foi assunta ao Céu pelo poder de Deus.

3 comentários:

  1. Ola Claudia que a paz de Jeus esteja com você,
    que maravilha esta postagem de nossa mãe Maria colocado por você,que bom e ser católico e poder chamar a Mãe de Jesus de nossa Mâe, amei seu blog,Claudia eu gostaria de fazer parte dos catequistas unidos isto se você aceitar,josejesusprado@hotmail.com fique com Deus ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia,
    Amei sua postagem, estou temporaria desativada devido a problemas tecnicos no meu pc,breve estarei de volta. Também estarei participando do Encontro de Casais neste final de semana, peço oraçoes por todos os casais que irão participar.
    Um abraço no coração!
    Tia helena

    ResponderExcluir
  3. Helena querida, conte com minhas orações. Que Deus abençoe toda a equipe e também os casais que farão o Encontro.

    Paz de Cristo!

    Claúdia/Catequesenanet

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!