segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Semana de Formação - Texto 3 - Correção fraterna


Povo querido de Deus, como essa semana estou dedicando a nossa formação... não poderia deixar de falar sobre a correção fraterna.  Imagine...  não seria possível um catequista que tivesse outra forma para corrigir seus catequizandos que não fosse através do "AMOR e da CARIDADE".

E esse principio se aplica também a todos nós, cristãos e batizados, que por diversas vezes levantamos bandeiras contra violências e outras atrocidades. 
É isso mesmo turminha de Deus, é uma violência contra nossos irmãos, quando faltamos com a CARIDADE no momento em que devemos corrigi-los.
Voces sabem que existem diversas  maneiras de se matar uma pessoa, e uma delas é através de palavras, de insultos, expondo o irmão ao ridículo.
  Devemos corrigir fraternalmente porque é o nosso dever  alertar ao irmão que ele está se desviando do caminho certo.  Não devemos ser orgulhosos e deixar pra lá pensando: "O problema não é meu... não é minha responsabilidade..."  Lembrem-se, omissão é falta grave.

Peça ao Espírito Santo que lhe inspire as palavras corretas para que não ofenda ao seu irmão e ele aceite fraternalmente a correção. 

Veja como O Papa Bento XVI meditou sobre caridade e comunhão no domingo, (4/9). 

Papa explica o que é correção fraterna e oração em comum

    O Santo Padre disse que a melhor forma de viver a correção fraterna, demonstrando que a caridade é o maior critério para a vivência desse princípio evangélico.
"Este modo de agir se chama correção fraterna: essa não é uma reação à ofensa imediata, mas é movida pelo amor ao irmão. Comenta Santo Agostinho: Aquele que te ofendeu, ofendendo-te, provocou em si mesmo uma grave ferida, e você não cuidará da ferida do seu irmão? Você deve esquecer a ofensa que recebeu, não a ferida do teu irmão", enfatizou Bento XVI.

O Pontífice explicou todo o percurso que deve ser realizado por cada cristão no que diz respeito aos relacionamentos. O Papa explica que a comunidade é um local privilegiado para a vivência concreta do amor.
"Tudo isto indica que existe uma corresponsabilidade no caminho da vida cristã: cada um, consciente dos próprios limites e defeitos, é chamado a acolher a correção fraterna e a ajudar os outros com este serviço particular. Um outro fruto da caridade na comunidade é a oração em comum", explicou.

O Papa reforçou a famosa passagem do "onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles" (Mt 18, 19-20), reafirmando que na comunhão que se dá através dos gestos e da oração, a Igreja se configura ao Deus que é uno e trino.

"Devemos exercitar-nos, seja na correção fraterna, que requer muita humildade e simplicidade de coração, seja na oração, a fim que suba a Deus uma comunidade verdadeiramente unida em Cristo", concluiu o Pontífice.

4 comentários:

  1. Querida Claúdia e Catequistas Unidos, visitando alguns blogs, percebi que várias pessoas andam recebendo comentários anônimos que não tem absolutamente nada de correção fraterna, muito pelo contrário, são palavras que ofendem o bonito trabalho dos evangelizadores.Para proteger-se de tais agressões, sugiro que seus comentários sejam moderados. Se não, que sejam excluídos comentários que citem nomes ou endereços de outros blogs. Longe de estarmos nos "defendendo" quando expomos as agressões, estamos dando a pessoa aquilo que ela quer que é "mídia" e atenção. Coisa que ela não merece. Um abraço a todos!

    Angela Rocha

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Claudinha
    desculpe ter andado sumida, mas é que meu computador de casa pifou, justamente agora que coloquei uma internet rápida... e no trabalho não tenho tido mais folga para navegar...
    então no final de semana eu postei da casa do meu pai.
    vou tentar resolver isso essa semana.
    amei a postagem sobre correção fraterna, vou tentar acompanhar mais seu blog, pois sempre aprendo bastante aqui!
    vc vai vir sábado? estou muito animada e vc?
    bjs e Deus te dê uma semana bem felizzzzzzzzzz!

    ResponderExcluir
  3. Claudinha muito obrigada recebi meus presentinhos com muita alegria estava preparando meu encontro de catequese lendo o livro de Juizes na Bíblia quando chegaram que alegria!
    Sempre me lembro da Correção fraterna nas comunidades e até nos grupos de catequese ,que precisam ser muito praticada.Bjs no coração .

    ResponderExcluir
  4. Sheila ainda não vez dessa vez... fiz uma cirurgia na boca sexta... estou bem, mas tenho q ficar de molho... mas vou querer saber de tudo vou ficar de olho no seu blog!

    Marcinha fico feliz por ter lhe proporcionado esta pequena alegria.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!