quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Salve Rainha - Origem da Oração

Queridos colegas de vocação!
rsrs essa é nova!

Decoreba é muito chato, né? Mas as vezes não temos como fugir... Pensando nisso, no encontro passado
após contar a história da origem da Oração Salve Rainha, eu "ditei" para que eles copiassem.  Copiando eles fixam melhor... e eu pude ir repetindo frase por frase.
Expliquei o significado das palavras mais incomuns... e no fim do encontro perguntei se alguém tinha alguma dúvida... e pasmem! 
Um queridinho de Jesus levantou o dedo e falou: - Tia o que é "eia"

E eu com meus botões pensei... agora danou-se...rsrsr o que é eia? Nos intermináveis segundos que se seguiram só me passava um exemplo na cabeça.  Expliquei que "eia" é uma exclamação para animar...
Ficaram me olhando com uma interrogação nos olhos e então tive que dar o único exemplo que me veio a mente... - Lembram dos homens a cavalo?  Eles gritam: Eia!!! rsrsrrs
O importante é que entenderam...rs
Alguém já passou por alguma situação parecida? rsrsrs

Hoje continuarei trabalhando essa oração... já nos preparando para ensinar o terço no próximos encontros.


Salve Rainha é uma oração católica à Virgem Maria, que encerra a recitação do terço, e também a Horas das Completas que se proclama em sua honra para a proteção durante o sono dos monges.
Origem
A "Salve Rainha" é uma das orações mais populares entre os católicos. Quem compôs esta prece estava vivamente marcado por misérias, na oração os fiéis "bradam" como "degredados", "suspiramos gemendo e chorando", vemos o mundo como "um vale de lágrimas", como um "desterro". Entretanto, essa visão da vida acaba dissolvendo-se num sentimento de esperança no final da oração graças à Maria.
Com efeito, se ao considerar a condição humana, o autor da prece só vê motivos de tristeza, ao fixar sua atenção em Maria, mostra-se animado por um horizonte de expectativas reconfortantes e consoladoras, pois ela, é a "Mãe de misericórdia", "Vida, doçura, esperança", "Advogada" de "olhos misericordiosos".
A autoria da oração é atribuída ao monge Hermano Contracto que a teria escrito por volta de 1050, no mosteiro de Reichenan, na Alemanha. Naquela época a Europa central passava por calamidades naturais, epidemias, miséria, fome e a ameaça contínua dos povos nómadas do Leste que invadissem os povoados, saqueando-os e matando.
Frei Contracto nascera raquítico e disforme, na idade adulta, andava e escrevia com dificuldade. Foi nesta situação que Frei Contracto cria esta prece, mesclando sofrimento e esperança, que é a "Salve Rainha".
Segunda da crença, quando nasceu Frei Contracto e constatarem o raquitismo e má formação do bebê, sua mãe Miltreed, consagrou-o no leito à Maria, sendo educado na devoção a ela. E, anos mais tarde, foi levado de liteira, por ser deficiente físico, até o mosteiro de Reichenan, onde com o tempo chegou a ser mestre dos noviços.
Quando veio a ser conhecida pelos fiéis, a "Salve Rainha" teve um sucesso enorme, e logo era rezada e cantada em muitos locais. Um século mais tarde, ela foi cantada também na catedral de Espira, por ocasião de um encontro de personalidades importantes, entre elas, a do imperador Conrado III e São Bernardo, conhecido como o "cantor da Virgem Maria", ele que foi um dos primeiros a chamá-la de "Nossa Senhora". Dizem que foi nesse dia e lugar que, ao concluir o canto da "Salve Rainha", cujas últimas palavras eram "mostrai-nos Jesus, o bendito fruto do vosso ventre", no silêncio que se seguiu, São Bernardo que gritou sozinho no meio da catedral: "Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria"... E a partir dessa data estas palavras foram incorporadas à "Salve Rainha" original.
Atualmente uma multidão incontável de fiéis tem se identificado como os sentimentos que ela expressa, vivendo desde sua aflição à esperança e fé em Maria.

11 comentários:

  1. LINDO...
    Cláudia, existe coisa mais linda que essas criaturinhas??
    Para minha surpresa e recebendo um sinal de NOSSA SENHORA. Ontem várias vezes rezei Salve Rainha!
    Fui ver Maria Eduarda, fiquei muito animada e feliz, sorriu e da maneira dela conversou muito comigo, talvez tenha falando até EIA tbm. Apesar
    de tudo que ela passou na segunda feira, vim para casa agradecendo Jesus e N.SENHORA por tanta BENÇÃO.
    As vezes fico pensando se eu e os pais dela merecemos essa benção [MARIA EDUARDA] em nossas vidas. Acho que não sei o tamanho de minha FÉ em DEUS. Quero agradecer vc e todos que rezaram por minha garotinha, e tbm por ter esse espaço
    aqui, para pedir, agradecer... Louvo há DEUS
    por vc ter existir e os outros Catequistas.
    Minha querida obrigada por tudo... por deixar fazer parte de sua vida e família que é linda!
    Tenha certeza que me sinto previlegiada, vc não tem nenhuma dúvida do meu amor por vcs né..
    VÁ minha linda continue falando de DEUS, PRECISAMOS muitooo [EU PRECISO MUITO].
    Meu filho foi para o trabalho hoje com ajuda de Deus. Beijos grande com muito carinho [na família tbm, rs não esquece do tio].

    SALVE RAINHA, SALVE!Fique em Paz

    Geiza Margarida -RJ

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudinha... Amei esta postagem sobre a Salve-Rainha, não conhecia a história da Salve-Rainha e sempre gostei de rezá-la, no fundo da nossa alma nos sentimos acolhidos...

    kkkkkkk! Estou rindo até agora da resposta do "Eia", foi mto boa... Engraçado, sempre tem um abençoado que faz uma pergunta daquelas, que a gente nem espera...

    No sábado passado, eu estava falando sobre os Pecados Capitais, então, um catequizando me perguntou: "Catequista, com quantos anos se deixa de ser ingênuo?"

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Me pegou!!!!!

    Eu respondi: "Depende da pessoa, tem gente que deixa de ser ingenuo ainda criança e tem gente que é ingênuo até ficar idoso (como uma tia minha!hehe)... Depende..."

    Olha que situação!kkkkkkkkk

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cláudia. Fiquei rindo aqui sozinha por causa do 'eia'. kkkkkkk Sua resposta foi ótima. Eu acho que eu não saberia responder. Já passei também meus sufocos com estas crianças espertas. Boa semana. abçs Cris

    ResponderExcluir
  4. Pois é meninas, eu morro de rir e acaba sendo um ponto a mais para as crianças fixarem o ensinamento...rs

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Gosto muito de saber os pormenores das coisas e não sabia da Salve Rainha.Gostei muito,assim posso explicar aos catequizandos
    Abraços,
    Gracinha

    ResponderExcluir
  6. Graça obrigada, é que a data estava no padrão americano... e o mês vem na frente do dia....rs
    Mas já mudei a configuração. Valeu por ter avisado!

    ResponderExcluir
  7. Estava procurando a oração da Salve Rainha para explicar sabado e lembrei de um catequisando meu, que é bem curioso e não deixa passar nenhuma palavra diferente.Beijos e fiquem com deus.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre digo que catequisar é uma troca.Ensinamos e aprendemos(tem dia que a gente sai do encontro aprendendo mais que ensinando).Muito legal a sua explicação para o Salve Rainha e me diverti também com o Eia.Que Deus te ilumine sempre,bjs.Dora.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mesmo... adorei o teu blog vou guardar... No entando tb encontrei este site interessante...

    http://oracaosalverainha.com/

    ResponderExcluir
  10. Oração muito bonita, foi uma das primeiras que aprendi :)

    https://misticaweb.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!