terça-feira, 1 de novembro de 2011

São Tarcísio - Primeiro milagre

Olá amados e amadas,
Ontem fiquei muito alegre ao receber um comentário de um coroinha e ele me perguntava sobre o primeiro milagre de São Tarcísio... Já respondi lá nos comentários, mas decidi criar este post pois pode ser dúvida de mais alguém!





Bento XVI saúda os milhares de fiéis - a maioria da Alemanha - reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, para a ROMA 2010 CIM
Ano passado (04/08/2010) Papa Bento XVI encontrou-se com cerca de 50 mil coroinhas - entre crianças, adolescentes e jovens e foi o próprio Pontífice que nos conta...
Primeiro Milagre São Tarcísio
(...)Em agonia o coroinha Tarcísio, foi levado ao sacerdote por um oficial pretoriano chamado Quadrato que, ocultamente, também viria a tornar-se cristão. Chegou ali sem vida, mas apertado ao peito ainda conservava um pequeno pedaço de linho com a Eucaristia. Foi sepultado imediatamente nas Catacumbas de São Calisto. 
O Papa Dâmaso mandou fazer uma inscrição para o túmulo de São Tarcísio, segundo a qual o jovem morreu no ano 257. O Martirológio Romano fixa a sua data no dia 15 de Agosto, e no mesmo Martirológio inclui-se também uma bonita tradição oral, segundo a qual no corpo de São Tarcísio não foi encontrado o Santíssimo Sacramento, nem nas mãos, nem na sua roupa. Explicou-se que a partícula consagrada, defendida com a vida pelo pequeno mártir, se tinha tornado carne da sua carne, formando de tal modo com o seu corpo uma única hóstia imaculada, oferecida a Deus.
Lembrando o exemplo de São Tarcísio, patrono dos coroinhas e que morreu martirizado, o Santo Padre afirmou:
"A nós, provavelmente, não é pedido o martírio, mas Jesus nos pede a fidelidade nas pequenas coisas, o recolhimento interior, a participação interior, a nossa fé e o esforço de manter presente este tesouro na vida de todos os dias. Pede-nos a fidelidade nas tarefas diárias, o testemunho do Seu amor, frequentando a Igreja movidos por uma convicção interior e pela alegria da Sua presença".
Bento XVI expressou sua alegria pelo encontro com os acólitos, que lhe fez recordar o tempo em que ele mesmo era coroinha.
"Sois numerosos! Já sobrevoei a Praça de São Pedro com o helicóptero e vi todas as cores e a alegria que está presente nesta Praça! Então, vós não somente criais um ambientes de festa na Praça, mas tornais ainda mais alegre o meu coração! Obrigado!", disse.
Por fim, Bento XVI dirigiu-se aos coroinhas do mundo todo, pedindo que eles desempenhem com amor, devoção e fidelidade os seus compromissos, preparando-se interiormente para a participação na Santa Missa.
A estátua de São Tarcísio, abençoada pelo Papa e que será colocada junto às Catacumbas de São Calisto
"Servi com generosidade a Jesus presente na Eucaristia. É uma tarefa importante, que vos permitis estar particularmente próximos ao Senhor e crescer em uma amizade verdadeira e profunda com Ele. [...] Vós emprestais a Jesus as vossas mãos, os vossos pensamentos, o vosso tempo. Ele não deixará de recompensá-los, dando-vos a verdadeira alegria e fazendo-vos sentir onde está a felicidade mais plena. São Tarcísio mostrou-nos que o amor pode levar-nos até mesmo o dom da vida por um bem autêntico, pelo verdadeiro bem, pelo Senhor".
Estátua
O Santo Padre também abençoou uma estátua de São Tarcísio, construída e apresentada na Suíça, em 2008, e que peregrinou por Luxemburgo e Hungria até chegar à Praça de São Pedro.
"A estátua será colocada junto às Catacumbas de São Calisto, onde São Tarcísio foi sepultado. O desejo que dirijo a todos é de que aquele lugar, ou seja, as catacumbas de São Calisto e esta estátua, possam se tornar um ponto de referência para os coroinhas e para aqueles que desejam seguir Jesus mais de perto através da vida sacerdotal, religiosa e missionária", disse Bento XVI.



Um comentário:

  1. Oi Cláudia,bom dia!
    Passando pra fazer uma visita e encontrei essa linda história!
    estou retornado as visitas, houve um probleminha que espero já está solucionado.
    um abraço e Paz de Jesus reine no seu coração!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!