domingo, 1 de janeiro de 2012

Dia Mundial da Paz




No dia 1º de janeiro comemora-se o dia mundial da paz. A data surgiu através de sua Santidade, o Papa Paulo VI, porém acontecendo pela primeira vez no dia oito de dezembro de 1967, convocando todos os homens de bem a celebrar essa comemoração, já a partir do dia primeiro seguinte.

A paz é a relação harmoniosa entre as pessoas, povos e nações, mantendo-se em estado de total ausência de violência.

Em virtude de tantos acontecimentos ruins,  a cada ano o Papa é o responsável por escolher um tema para ser lembrado nesse dia tão especial, pois com o início do ano renovam-se as esperanças de uma vida melhor para todos os povos.

O primeiro tema proposto foi o da própria paz, onde o Papa Paulo VI deixou seu recado, dando significados à mesma. 

A partir de 1979 os temas foram escolhidos pelo Papa João Paulo II, ficando sob a sua decisão até o ano de 2005, ano de seu falecimento.
Durante esse período, foram abordados vinte e sete temas, sendo lembradas questões sobre o respeito às crianças, a discriminação, desenvolvimento, solidariedade, conflitos mundiais, pobreza, educação, perdão, justiça, direitos humanos, dentre outros.

O Papa Bento XVI já determinou vários temas para serem trabalhados nesse dia. Os assuntos escolhidos  Papa foram: 

2006. NA VERDADE, A PAZ
2007. A PESSOA HUMANA, CORAÇÃO DA PAZ
2008. FAMÍLIA HUMANA, COMUNIDADE DE PAZ
2009. COMBATER A POBREZA, CONSTRUIR A PAZ
2010. SE QUISERES CULTIVAR A PAZ, PRESERVA A CRIAÇÃO
2011. LIBERDADE RELIGIOSA, CAMINHO PARA A PAZ
2012. EDUCAR OS JOVENS PARA A JUSTIÇA E A PAZ.
.

Com isso, espera-se alertar o mundo sobre temas que promovam a paz, tornando a vida mais justa.

4 comentários:

  1. Minha querida seu [nosso, não sei ficar sem ele] cantinho tá lindo!
    JESUS E MARIA..Abençoe vc e sua família a cada momento em 2012. Tenho tanta coisa para te falar
    da importância que foi e é a Catequese na net em minha vida, mais com palavras não sei como descrever, vou rezar por vc e todos os catequistas
    para continuarem nesta caminhada...PRECISO MUITO DE VCS AQUI!! Um Ano Novo Abençoado, mil beijos a todos e para vc todo meu carinho.
    Sou uma mulher de FÉ, mas com muitas dificuldades de confiar no próximo. Com a Misericórdia de DEUS isso vai passar,e muitas outras coisas tbm passarão, tenho fé no meu Jesus e na virgem Maria. Obrigada, que vc continue ILUMINADA para continuar esse trabalho e muitos outros que vc faz e ninguém sabe. Sou uma pessoa previlegiada por ter vc na minha vida. MUITA LUZ, PAZ, SAÚDE, PACIÊNCIA, SABEDORIA E FÉ. Te Amo muito minha lindona

    FELIZ ANO NOVO!!!!!!

    Geiza - RJ

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia, passando para desejar muita paz para vc em 2012 e encontro sua postagem falando justamente sobre a paz...
    fiquei muito feliz por termos nos "conhecido" melhor pelo facebook e espero que cada vez mais a internet nos una e nos torne mais amigas.
    um grande beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Querida Geiza eu sei que vc se superará em 2012!
    E eu quero se Deus quiser ver isso acontecer! Tb te amo!

    Sheila esse ano será o ano dos encontros dos Catequistas Unidos se Deus quiser! Eu me identifico muito com vc e com seu trabalho. Beijão para vc e a filhota!

    ResponderExcluir
  4. OIIIIIIIIIIIII, agora sim amigona, já está tudo oficial lá no blog, aguardarei as modificações. E uma dúvida: Você recebeu seu presente de amigo secreto?

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!