terça-feira, 3 de abril de 2012

Como se revela Deus no Antigo Testamento?




YOUCAT
Primeira Parte: Em que cremos




Segundo Capítulo: Deus aproxima-se de nós, seres humanos. 

 8. Como se revela Deus no Antigo Testamento?

"Deus mostra-Se no Antigo Testamento, como Aquele que criou o mundo por amor e permanece fiel ao ser humano, mesmo que este, pelo pecado, O renegue. [54-64, 70-72]

Deus deixa-Se experimentar na história. Com Noé faz Aliança para salvar todos os seres vivos. Chama Abraão para fazer dele o pai de um grade número de nações (GN 17,5) e nele abençoar todas as nações da Terra (GN 12,3). O povo de Israel, descendente de Abraão, torna-se Sua especial propriedade. A Moisés apresenta-se nominalmente: O seu misterioso יהוה, muitas vezes pronunciado como "IAHWEH", significa Eu sou Aquele que sou (Ex 3,14). Ele liberta Israel da escravidão no Egito, faz uma Aliança no Sinai e, através de Moisés, entrega-lhe a Lei. Repetidas vezes, Deus envia profetas ao Seu povo, para o chamar à conversão e à renovação da Aliança. Os profetas anunciam que Deus fará uma nova e eterna Aliança, que realizará uma radical renovação e uma definitiva redenção. Esta Aliança estará aberta a toda humanidade."


Deus fala através dos profetas, seu canal de acesso ao povo. Deus é o Criador, Aquele que nos deu a vida e que zela por nós. Ele fez uma Aliança com Teu povo, uma Aliança eterna que renovará corações e moverá montanhas. Deus, no Antigo Testamento é revelado através dos profetas. Ele faz parte da história, dá conselhos e cria Alianças, para assim concretizar Sua palavra e mostrar Seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!