sábado, 28 de abril de 2012

Comos sabemos o que pertence à verdadeira fé?



YOUCAT
Primeira Parte: Em que cremos


Segundo Capítulo: Deus aproxima-se de nós, seres humanos.

 12. Como sabemos o que pertence à verdadeira fé?

"Encontramos a verdadeira fé na Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja. [76, 80-82, 85-87, 97, 100]

O NOVO TESTAMENTO surgiu da fé da Igreja. Escritura e Tradição pertencem-se mutuamente. A transmissão da fé na ocorre primordialmente através de textos. Santo Hilário de Poitiers, bispo da Igreja antiga, dizia: 'A Sagrada Escritura está escrita no coração da Igreja, mais que em pergaminho'. Já os discípulos e os Apóstolos tiveram a experiência da Vida Nova antes de mais através da comunhão viva com Jesus. A jovem Igreja convidou outras pessoas a esta comunhão, que continuou de outra maneira após a ressurreição. Os primeiros cristãos eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações (At 2, 42). Eles eram unidos entre si, mas tinhas espaço para os outros. É isto que constitui a fé até hoje: os cristãos convidam outras pessoas para descobrirem a comunhão com Deus, a qual, desde os tempos dos Apóstolos, se manteve genuína na Igreja Católica."


A verdadeira fé está toda na Sagrada Escritura sem quaisquer mudança. A fé está em pequenos atos cotidianos, está em textos bíblicos, na missa. Está na sagrada Tradição. A fé está na Igreja, está em cada um de nós. Para encontrarmos-na só é preciso abrir nossa Bíblia e compreender tais passagens. Podemos nos lembrar também das palavras de Jesus, que nos ensina com docilidade o caminho certo e a verdade.

Portanto, a sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim.

- Concílio Vaticano II, Dei verbum, nº 9

Um comentário:

  1. Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos
    períodos mais marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso?
    (sinopse do blog)

    Se interessar, acesse meu blog,
    ( Blog de uma adolescente )
    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Desde já obrigada, agradeço.
    Beijos, boa semana.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!