quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os mitos e a VERDADE! Mito 4


 “A noção da Missa como Sacrifício é ultrapassada”

Não é.  O Sagrado Magistério da Igreja, por graça do Espírito Santo, é infalível em matéria de fé e moral (Cat., n.2035). Por isso, a fé católica não muda.

A Santa Missa é a Renovação do Único e Eterno Sacrifício de Nosso Senhor, oferecido pelas mãos do sacerdote. Diz o Catecismo da Igreja Católica (n. 1367): 
“O sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício.”

O Catecismo anterior, publicado pelo Papa São Pio X em 1905, afirma (n. 652-654):

 (…) Que diferença, pois, e que relação há entre o Sacrifício da Missa e o da Cruz? Entre o Sacrifício da Missa e o sacrifício da Cruz há esta diferença e esta relação: que Jesus Cristo sobre a cruz se ofereceu derramando o seu sangue e merecendo para nós; ao passo que sobre os altares Ele se sacrifica sem derramamento de sangue, e nos aplica os frutos da sua Paixão e Morte.”


Aqui algumas frases de santos sobre o valor da missa:



“Em nossas orações pedimos as graças de Deus. Na Santa Missa Deus fica comprometido em no-las conceder.” 
São Filipe de Néri.

“O homem deveria vibrar, o mundo deveria tremer, o Céu inteiro deveria comover-se profundamente quando o Filho de Deus aparece sobre o altar nas mãos do sacerdote.” 
São Francisco de Assis.


“Se parássemos por um momento e considerássemos com atenção o que ocorre nesse sacramento, estou certo de que pensar no amor que Deus tem por nós transformaria toda a frieza de nossos corações em fogo de amor e gratidão.”
Santa Ângela de Foligno.


“Sem a Santa Missa, o que seria de nós? Todos nós pereceríamos, uma vez que ela é a única coisa que pode deter o braço de Deus. Sem ela, certamente a Igreja não duraria e o mundo estaria perdido irremediavelmente.” 
Santa Teresa de Jesus.



“Nenhuma língua humana poderá enumerar os favores que se correlacionam com a Santa Missa. O pecador se reconcilia com Deus, o justo fica mais reto, os pecados são apagados, os vícios eliminados, a virtude e os méritos crescem e as artimanhas do demônio são frustradas.” 
São Lourenço Justiniano.


“A Santa Missa é uma obra de Deus na qual nos é apresentado todo o amor que Ele nos tem. De certo modo é a síntese e a soma de todos os favores que Ele nos concedeu.” 
São Boaventura.


“Se soubéssemos o que é a Santa Missa, morreríamos de amor”. 
São João Maria Vianney


Quando Santa Margarida Maria Alacoque participava da missa, ela nunca deixava de olhar para o crucifixo e para as velas acesas. Por quê? Ela fazia isso para lembrar-se constantemente de duas coisas: o crucifixo recordava o que Jesus havia sofrido por ela, e as velas acesas lembravam o que ela devia fazer por Jesus, ou seja, sacrificar-se e consumir-se por amor a Ele e pela salvação dos pecadores.


Santo Tomás de Aquino, o grande Doutor Angélico, afirmou em sua vasta obra que a Santa Missa encerra todos os frutos, todas as bênçãos e graças, todos os imensos tesouros comprados com o sangue infinitamente precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz.


Numa das aparições com que Nosso Senhor favoreceu Santa Matilde, monja beneditina alemã do século XIII, ensinou a ela a melhor maneira de assistir a cada parte da Missa e enumerou as graças especiais concedidas durante cada uma.

Assim, quando se reza três vezes “Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo...”, Cristo não permanece inerte: “Através do primeiro, eu me ofereço a Deus Pai, por vós, com a minha humildade e paciência. Pelo segundo, eu me ofereço com a amargura das minhas dores, para ser vossa reconciliação. No terceiro, eu me ofereço com todo o amor do meu divino coração, para suprir todos os bens que faltam ao homem”.

Disse Jesus à mesma Santa: “Eu te afirmo, eis o que farei por aquele que assiste à Missa com zelo e devoção: eu lhe enviarei na sua hora derradeira, para consolá-lo, defendê-lo e para fazer um cortejo de honra para a sua alma, tantos nobres personagens de minha corte celeste quantas tenham sido as Missas a que assistiu na terra”.






2 comentários:

  1. Belíssimo post!
    Grata por partilhar.
    Jesus a abençoe

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Amei! Ainda não havia entrado aqui! Que trabalho mais lindo! Vocês estão de parabéns! Que Jesus abençoe esse cantinho como a vida de vocês!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...