quinta-feira, 20 de junho de 2013

Celebração com o Tema: Fé

Motivação: Crer em Deus significa também crer no mundo criado, crer na vida, na beleza e na felicidade.
Símbolo: Cartazes com imagens que expressem demonstrações de fé.
Objetivo: Mostrar a importância de fundamentar a própria fé para respeitar maneiras diferentes de crer, buscando o diálogo.
Catequista: Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio que há um só Deus e Pai, que vela sobre nós, cujas obras manifestam seu amor. Creio que Deus é o Pai das misericórdias e de toda consolação.
Catequizandos: Creio que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor (Ef 1,4).
Leitor 1: Creio que o mundo foi criado para a glória de Deus. Ele criou com sabedoria e com amor todas as coisas, criou um mundo ordenado e bom. Creio que Deus mantém e sustenta toda a criação. Creio que aquele que nos escolheu desde o seio materno nos chamou por sua graça e houve por bem revelar em nós o seu Filho, para que o anunciássemos (Gl 1,15-16).
Catequizandos: Siga a justiça e a fé, o amor e a paz com aqueles que invocam de coração puro o nome do Senhor (2Tm 2,22).
Leitor 2: Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Creio que Jesus Cristo é Deus de Deus, luz da luz, é Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, e que por ele todas as coisas foram feitas. Creio no nome do Filho Único de Deus. Creio que nós vimos a sua glória, glória que ele possui junto ao Pai, cheio de graça e verdade.
Catequizandos: Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5,1).
Leitor 3: Creio em Jesus Cristo, Filho amado, que por nós e para nossa salvação desceu dos céus e se encarnou pelo poder do Espírito Santo. Creio que a Palavra Eterna do Pai se encarnou sem perder a natureza divina, quando assumiu a natureza humana. Creio que os que de antemão ele conheceu, esses também predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho (Rm 8,29).
Catequizandos: A meta é que todos juntos nos encontremos unidos na mesma fé e no conhecimento do Filho de Deus (Ef 4,13).
Leitor 4: Creio em Jesus Cristo, que por nós foi crucificado, padeceu e foi sepultado. Creio que Jesus ofereceu-se livremente pela nossa salvação e, pela sua obediência até a morte de cruz, Jesus realizou sua missão. Creio que ele nos salvou e nos chamou a uma vocação santa, não em virtude de nossas obras, mas em virtude de seu próprio desígnio de graça que nos foi dada em Cristo Jesus, desde a eternidade (1Tm 1,9).
Catequizandos: Permaneçam alicerçados e firmes na fé, sem se deixarem afastar da esperança no Evangelho que vocês ouviram (Cl 1,23).
Leitor 5: Creio que Jesus ressuscitou ao terceiro dia e manifesta a glória do Pai, que ele é o dom de Deus para a humanidade. Creio que Jesus é glorificado pelo Pai, que o ressuscita dos mortos.
Catequizandos: Creio que Jesus foi ressuscitado pelo poder de Deus e para a glória do Pai. Creio que Jesus Cristo nos julgou dignos de confiança, tomando-nos para o seu serviço (1Tm 1,12).
Leitor 6: Creio em Jesus Cristo que subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. Creio que a ascensão de Cristo marca a entrada da humanidade de Jesus no domínio de Deus, de onde voltará. Creio em Jesus Cristo que de novo virá, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos e que o seu Reino não terá fim. Creio que, servos de Jesus Cristo, somos escolhidos para anunciar o Evangelho de Deus (1Cor 1,27).
Catequizandos: A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se veem (Hb 11,1).
Leitor 7: Creio que Jesus Cristo nos procede no Reino glorioso do Pai, para que nós vivamos na esperança de estarmos um dia eternamente com ele. Creio que, tendo entrado um vez por todas no céu, Jesus intercede por nós como mediador e nos garante o Espírito Santo.
Catequizandos: Creio naquele que é poderoso para realizar por nós além do que pedimos ou pensamos, segundo o poder que já opera em nós (Ef 3,20).
Leitor 8: Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Creio que, a cada um, Deus concedeu uma manifestação do Espírito para a utilidade de todos (1Cor 12,7).
Catequizandos: Sua fé salvou você. Siga em paz! (Lc 7,50).
Leitor 9: Creio na Igreja uma, porque tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só batismo, forma um só corpo, vivificado por um só Espírito em vista de uma única esperança, no fim da qual serão superadas todas as divisões.
Catequizandos: As Igrejas se fortaleciam na fé, e a cada dia cresciam em número (At 16,5).
Leitor 10: Creio que professamos um só batismo para remissão dos pecados e que esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Creio na graça de Deus atuando em nós, creio na união, no perdão, na reconciliação e na fraternidade.
Catequizandos: Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé (1Jo 5,4).

Catequista: Creio que aquele que começou em nós a boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Jesus Cristo, porque aquele que nos chamou é fiel (1Ts 5,24).
Autor: Padre Antonio  Francisco Bohn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!