segunda-feira, 29 de julho de 2013

Santa Marta


Marta, irmã de São Lazaro e irmã de Maria de Bethania, perto de Jerusalém e é a padroeira da cozinheiras e donas de casa.

Ela era a anfitriã e a dona da casa por ser a irmã mais velha.

Quando Jesus se hospedava em sua casa, em Bethania, Marta era solícita e cuidava do seu bem estar.

Em uma visita, recorda Lucas no seu evangelho, Marta reclamou que Maria ficava sentada ouvindo Jesus, deixando-a com todo o trabalho. 

Jesus respondeu em tom de brincadeira, " foi Maria que escolheu a melhor parte". 

Assim Marta tornou-se o protótipo da ativista Cristã e Maria o símbolo da vida contemplativa. 

Assim Marta foi a única que foi procurar Jesus, quando Lázaro morreu, enquanto Maria ficou em casa .

A tradição diz ainda que, para aqueles que diziam que já era tarde e que Lázaro já estava morto, Marta retrucou energicamente "que não tinha a menor importância e que Jesus iria cura-lo". 

E de fato quando Jesus chegou Lázaro já estava enterrado e seu corpo já apresentava sinais de putrefação, mas Marta não se abalou, e com enorme fé, pediu a Jesus para cura-lo e este foi o maior dos milagres de Jesus.

Mais ainda: Ela disse a Jesus que acreditava que o Senhor Pai daria a Ele o que pedisse. 

Em resposta aquela fé inabalável, ela foi a primeira a ouvir de Jesus a sua mais profunda revelação.

Quando Marta disse que ela acreditava que seu irmão iria se levantar de novo, Jesus disse a Marta: "Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim viverá mesmo que ele morra, e todos que vivem e crêem em mim, nunca morrerão."

"Voce acredita nisto ?" perguntou Jesus a Marta, e ela respondeu: "Sim meu Senhor, eu acredito que o Senhor é o Messias e o Filho de Deus."

A tradição diz ainda que Marta foi com Maria e Lázaro para a França servindo de missionária em Provence.

Em outra versão Lázaro e suas irmãs vão para Chipre onde ele se torna bispo de Kition ou Lanarka. 

As suas supostas relíquias teriam sido transladadas para Constantinopla e varias igrejas e capelas foram erigidas em sua honra na Síria. 

A Basílica de São Lázaro, santo padroeiro de Lanarka, construída em 890 DC era um templo cristão do quinto século no qual existia um sarcófago com a com a inscrição: "Lazarus, o amigo de Cristo". Isto reforça a tradição que ele viveu sua "segunda vida ressuscitado" em Kition, Lanarka.

A tradição diz ainda que Santa Marta é protetora das falsas preocupações e superstições.

Isto no Brasil, significaria proteção contra: mau olhado, inveja, pragas, bruxarias, descarrego e outras superstições para as quais ela oferece um escudo impenetrável. 

Ela é a padroeira das donas de casa.

Sua festa é celebrada no dia 29 de julho. 


ORAÇÃO

Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos, esperando o vosso amparo. Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos. Em prova do meu afeto e devoção, ofereço-vos esta luz, que acenderei todas as terças-feiras desta novena.

Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do mundo,consolai-me em minhas penas. Intercedei hoje por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Todo-Poderoso nas dificuldades da nossa vida.

Suplico-vos, gloriosa santa, que em vossa grande bondade, me consigais especialmente a graça que ardentemente vos peço e que tanto preciso (faz-se o pedido).

Rogo-vos que me ajudeis a vencer todos os obstáculos que se apresentarem em meu caminho, com a mesma serenidade e fortaleza que vós tivestes ao transpassar o dragão que tendes aos vossos pés. Amém, Jesus.

(Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai).

Santa Marta, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...