terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Como portar-se na Igreja?

Caro Amigo, deseja portar-se na Igreja como verdadeiro católico?

Ao entrar, observe se há a pia de água benta. Se houver, persigne-se com ela, recordando o seu Batismo, pelo qual você, marcado para sempre pela cruz do Redentor, entrou na Igreja. Entrar na igreja-casa deve sempre nos recordar a graça de quando entramos na Igreja-Povo de Deus Pai, Corpo de Cristo e Templo do Espírito!

Depois, vá até o seu lugar. Antes de entrar na fileira dos bancos, faça a genuflexão ao Santíssimo Sacramento, se Ele estiver à vista: dobre até o solo seu joelho direito. Os católicos orientais em geral rezam de pé para recordarem que são humanidade nova e gloriosa em Cristo; rezam, pois, de pé, numa posição gloriosa. Belíssimo! Nós, católicos latinos, ajoelhamo-os em várias ocasiões, como ato de humildade ante o Senhor e, sobretudo, recordando o senhorio de Cristo Jesus, diante de Quem deve dobrar-se todo joelho no céu, na terra e nos abismos. Assim, recordamos também que ainda não somos plenamente glorificados, ainda estamos a caminho! Belíssimo também!

Depois, já no seu lugar, ajoelhe-se e reze; derrame seu coração ante o Senhor em louvor, adoração e amoroso silêncio. Se não estiver inspirado, basta saudar o Santíssimo Sacramento, rezar o Pai-nosso, um Glória ao Pai, uma Ave-Maria... Somente depois sente-se e, calma e silenciosamente, pensando nas coisas de Deus, nas coisas da vida e nas coisas do céu, espere o início da santa Liturgia!
Se necessitar realmente falar com seu vizinho, faça-o com voz muito baixa e com discrição. É importante preservar o ambiente de sacralidade, respeito e religioso silêncio: "O lugar em que pisas é santo"; foi especialmente consagrado a Deus!
É assim que um verdadeiro católico, consciente e educado na fé, se porta!


3 comentários:

  1. Que belo! Infelizmente estamos perdendo o respeito na casa de Deus, eu falo que parece que a gente tá na feira e não na igreja...

    ResponderExcluir
  2. Oi Dinha,queridona como disse a Ana infelizmente a maioria perdeu o respeito de como se comportar na Igreja.As vezes me deparo com cada situação que me pergunto onde foi que essa criatura aprendeu isso?Mas não desanimemos né...aaa sobre a reflexão do Pai Nosso, tenho uma outra em mp3 e costumo fazer sempre com os meu catequizandos é aquela da conversa entre Deus e o Cristão,você conhece né?..Beijo flor ♥

    ResponderExcluir
  3. perfeita colocaçao... seria possivel fazer uma matéria assim , mas explicando os gestos durante a santa missa ?
    que horas bater palmas, que momento sentar-se ou ajoelhar-se...por exemplo,no canto do Santo, pode-se bater palmas? aprendi que, no momento da consagraçao só se deve quando o padre diz--...CORPO E SANGUE.. e poe as mãos sobre as ofertas...isso está certo?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...