segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aprendendo mais sobre Velas!


Olá Povo de Deus, por que acendemos velas, para orar a Deus ou a um santo e em algumas celebrações?

A vela é um símbolo de consumação... como diz a música de Padre Marcelo:

Só por Ti Jesus,
Quero me consumir...
Como vela que queima no altar
Me consumir de amor.

 A vela acesa substitui diante de Deus a pessoa que a acende: Fica se consumindo, como se fosse um holocausto oferecido a Deus. O holocausto era, na Antiguidade, o sacrifício mais perfeito, porque por ele a vítima era oferecida a Deus e queimada por inteiro em reconhecimento a seu poder e direito absolutos sobre quem a oferecia. A vela acesa é um holocausto em miniatura. A pessoa compra a vela que passa a lhe pertencer, a ser sua. Acende-a para ser consumida em seu lugar.

Uma vela acesa a Deus simboliza, portanto, a adoração e a entrega total de quem a acende ao Deus Todo Poderoso, Senhor e Criador de todos os seres. Uma vela acesa a um santo tem o mesmo simbolismo, só que este sacrifício é oferecido a Deus por intermédio deste ou daquele santo.

Aprendi essa jaculatória com uma Ministra da Eucaristia
que traz a Comunhão para meu pai.  Sempre no final da
celebração quando vai apagar ela fala essa singela prece.
A vela acesa tem também outro simbolismo. Irradiando luz iluminadora, simboliza Cristo «Luz do mundo», conforme ele próprio se qualificou:

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."
João 8,12

Esse simbolismo, encontramo-lo também no Sacramento do Batismo. Depois de batizar a criança, que passa, assim, das trevas do pecado para a luz da graça, o sacerdote manda, acender as velas que os presentes seguram na mão e proclama: 

«Bendito seja Deus que ilumina e santifica todo homem que vem a este mundo».

Por ocasião do Sacramento da Eucaristia, acende-se a vela para a renovação da Promessas do Batismo.

Deixo aqui o passo a passo que a catequista Ângela Rocha fez.  Velas para serem utilizadas na missa da Primeira Eucaristia.

Você vai precisar de: vela, um círculo de filó (tule mais grosso), fitas brancas com detalhe dourado, linha mágica, araminho dourado (aqueles de fechar embalagem).
Coloque o filó no pé da vela e prenda com a linha mágica, ela é boa porque fixa o tecido e não precisa de nó e nem corte: é só enrolar várias vezes e arrebentar a ponta.

Faça um laço com a fita branca e coloque o araminho por dentro.

Prenda na vela com o arame. Ajuste o laço.




















2 comentários:

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!