quarta-feira, 20 de abril de 2016

Água de uma rocha - Moisés

Olá Catequistas!

Vamos preparar um encontro bem bacana e animado para falar sobre nosso Patriarca Moisés?

Material necessário para o encontro: Distribua em um local Visível: Uma tesoura, uma folha de papel, uma pedra do tamanho que todos a vejam com facilidade.  Um cartaz  com imagens de fontes de água ou até mesmo uma torneira aberta.

Após a oração inicial, vamos brincar?

Vamos iniciar brincando de "Pedra, papel e tesoura"... todos sabem né? Não???   Para não demorar muito divida a turma em grupos de três.  É assim:

 A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. 

 Os jogadores falam: Pedra, papel, tesoura e devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo (que significa pedra, papel ou tesoura).  Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:
  • Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
  • Tesoura ganha do papel (cortando-o).
  • Papel ganha da pedra (embrulhando-a). 

Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar.   Deixe que brinquem algumas vezes. 

 E vamos ao tema do dia...  O melhor do jogo que acabamos de brincar é que qualquer um pode ganhar. Cada um é uma pedra, papel e tesoura.  Vamos pensar...  Se você escreve uma carta, uma pedra ou tesoura não terá muita ajuda certo? Mas, se você quiser cortar um papel, uma pedra ou o papel não irá ajudá-lo, você precisa da tesoura.   E se você estiver com sede...  você precisa beber água, um pedaço de papel ou tesoura não vai ajudar, mas uma pedra é exatamente o que você precisa.

O quê? Alguns de vocês estão olhando para mim como se eu fosse louca!  Bem, na história bíblica de hoje, isso é exatamente o que aconteceu.   

Moisés era o líder do povo de Israel. Ele estava conduzindo Egito para a terra que Deus daria. Eles estavam vagando pelo deserto e as pessoas estavam com sede. Eles começaram a murmurar e reclamar a Moisés. "Nós estamos morrendo", "nossos filhos estão morrendo e os nossos animais estão morrendo. Por que saímos do Egito para morrermos aqui no deserto? "

Moisés foi para a sua tenda e caiu de joelhos diante de Deus"O que devo fazer? Não há água no deserto. O povo tem fome, sede e estão prontos para me matar. "

Moisés fez o que Deus lhe disse para fazer e você sabe o que aconteceu? 

Vamos abrir nossa Bíblia em Êxodo 17, 5-6.  Catequista proclame a Palavra de Deus, se tiver tempo peça que cada um leia a passagem novamente, ou todos juntos releiam em voz alta.


  O que devemos fazer quando estamos em uma situação que parece impossível de resolver? Temos de pedir ajuda a Deus e confiar nele. Às vezes nós não entendemos a maneira na qual Deus está nos guiando, mas temos que confiar nele. Afinal, quem poderia pensar que iria tirar água de uma rocha?
O nosso Deus é o Deus do impossível!



Sugestão de música para o encontro: Cântico da Vitória de Moisés

Um comentário:

  1. Belo trabalho! 💜 Também sou catequista, e gostei muito da ideia! 😘 Se quiser acessa meu blog também: http://juventudereligiao.blogspot.com.br/
    Beijos 😘

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...