quinta-feira, 14 de julho de 2016

Misericórdia e solidariedade na doença

No dia 14 de julho celebra-se a memória de São Camilo, o dia nacional do enfermo, e em muitas dioceses o dia do agente da pastoral da saúde. São Camilo foi como Paulo alcançado pela misericórdia divina quando experimentou os limites e fragilidades da doença. 

Esta vivência o levou a conversão e a compartilhar a sua vida para tornar-se um servo dos irmãos doentes. Chegou afirmar que se um dos seus padres estivesse adorando o Santíssimo Sacramento e um enfermo solicitasse a sua ajuda com urgência, devia deixar este momento de oração para servir o irmão explicando, que se deixava por um instante a Cristo para atender a outro Cristo na pessoa do sofredor. Esta mística deve impregnar a visita ao irmão enfermo, facilitando o diálogo silencioso e compassivo com Jesus, o Médico Divino. 

Ajudar a descobrir e valorizar a dor como um caminho de identificação com Cristo e sua Paixão no mundo da saúde, com olhos misericordiosos e atentos às necessidades dos oprimidos e desvalidos, e servindo-os com total entrega e doação. Especialmente o visitador e agente da pastoral da saúde têm que ser os olheiros de Deus, protegendo e amparando os fragilizados e esquecidos, defendendo sempre a sua dignidade de pessoas, de filhos do Pai de bondade, fazendo valer os direitos do paciente e dos usuários. 

Nunca faremos o bastante para com os irmãos enfermos, como samaritanos solícitos devemos anunciar o Evangelho que restaura e promove a vida plena, soerguendo e curando, pois, como dizia o médico Pacht Adams, o amor é contagioso e gerador de esperança. Ser ícones vivos do Rosto da Misericórdia, expressando palavras e gestos de ternura que certamente farão a diferença, humanizando e cristificando os espaços hospitalares, trazendo uma lufada de cuidado materno como o de Maria Santíssima saúde dos enfermos.

 Que o Senhor Jesus que veio trazer vida em abundância para todos/as nos faça compreender que a saúde não é ausência de doença, mas um estado de harmonia, equilíbrio e busca de plenitude em todas as dimensões humanas: corporal, mental, espiriritual e ambiental.
Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!