quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Dia de São Sebastião - 20 de Janeiro

Você sabia que: São Sebastião é um dos santos mais famosos entre o povo brasileiro? 
A Festa de São Sebastião é comemorada dia 20 de Janeiro.
Por causa de sua poderosa intercessão e incontáveis milagres obtidos, ele  tornou-se padroeiro da cidade do Rio de Janeiro/RJ e, outras tantas cidades, bairros e  também paróquias por todo o Brasil.

Nasceu na França (256-288) e logo foi com os pais para a Itália. Nas terras italianas ficou famoso como valente soldado e depois capitão da guarda do imperador Romano. Os cristãos eram perseguidos na época, porém as pessoas não sabiam que São Sebastião era cristão e assim ele conseguiu ajudar muitas pessoas presas por seguirem o Cristianismo, diminuindo as penas, dando alimento e animando a perseverarem na fé em Cristo, mesmo que isso implicasse o martírio.

Outro feito que conseguiu foi a conversão de vários prisioneiros para o Cristianismo, junto com a realização de milagres, como a cura de uma mulher surda. Quando descobriram que Sebastião era cristão ele foi atado a uma árvore, recebeu flechadas e foi abandonado. Contudo, ele sobreviveu às flechas e Santa Irene cuidou dele até que ficasse curado.
Após recobrar a saúde, São Sebastião retornou as suas atividades apostólicas e foi preso novamente pregando o Cristianismo. Desta vez, o imperador ordenou o seu martírio definitivo e se assegurou que ele de fato havia morrido.

 Um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida e fidelidade,  mesmo diante das contrariedades e perseguições. É interessante notar o seu empenho em fazer o bem ocultamente, aproveitando todas as circunstâncias para semear alegria, consolo e ânimo para as pessoas próximas, mesmo sabendo que quando fosse descoberto poderia ter complicações.

Com otimismo São Sebastião concentrou  seu olhar na realidade, identificando as oportunidades de fazer o melhor  quando outros achavam impossível.

São Sebastião vivencia as palavras da Bíblia:  
"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, avanço para as que estão diante de mim"
                            (Filipenses 3,13).

Milagres de São Sebastião
Além de ser um fervoroso cristão e alguém que irradiava ânimo para viver e lutar, mesmo durante a vida São Sebastião realizou muitos milagres, principalmente entre os doentes, e depois quando foi para o Céu intercedeu por mais milagres ainda.

Enquanto funcionário do exército romano, São Sebastião curou pessoas cegas, surdas e com outras doenças.
Quando a peste atingiu cidades da Europa, na Idade Média. Depois de ser invocada a intercessão do santo cidades inteiras foram curadas da peste que havia matado milhares de pessoas. Diversos locais e cidades ficaram protegidos contra a peste, mesmo estando próximo de cidades infectadas.

Um comentário:

  1. Olá! Você sabe me dizer se ele era homossexual? Ouvi no Pedro Bial

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!