quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Santa Clara é Padroeira da TV - Saiba o Motivo!

Gente hoje é dia de Santa Clara de Assis!


Aos 18 anos, Clara ouviu Francisco pregar os sermões da Quaresma na igreja de São Jorge, em Assis. As palavras dele inflamaram tanto seu coração, que o procurou em segredo, pois também ela desejava viver "segundo a maneira do santo Evangelho".


O dia 18/19 de março de 1212 era Domingo de Ramos. Rica e belamente vestida, Clara participou da Missa da manhã.

À noite, quando todos dormiam, a nobre jovem Clara de Favarone fugiu de casa, percorrendo uma milha fora da cidade, até chegar à Porciúncula, onde foi recebida com muita festa pelos irmãos franciscanos, que tinham ido ao seu encontro com tochas acesas e a acompanharam até à porta da igreja.


Ali se desfez das vestes elegantes e se consagrou pelos três votos: pobreza, obediência e castidade.


Morreu em 1253. Seguiu-a na vocação a irmã Inês, 16 dias depois, e mais tarde sua irmã Beatriz e a mãe Ortolana.

A obra  de Clara tornou-se conhecida e diversas mulheres e jovens vieram fazer-lhe companhia. Ficaram conhecidas como as Senhoras Pobres, ou Irmãs Clarissas. Em pouco tempo, havia mosteiros em diversas localidades da Itália, França, Alemanha. Inês, filha do rei da Boêmia também fundou um convento em Praga, e ela mesma tomou o hábito.


Hoje em dia existem mail de 16 mil Irmãs Clarissas espalhadas pelo mundo!




Você sabia que Santa Clara é Padroeira da TV?  

Já no fim de sua vida, doente, Clara não pôde participar da celebração de Natal. Para os franciscanos, essa festa é muito especial, tanto que foi Francisco quem primeiro montou um presépio. 
Clara tanto desejou estar com suas irmãs que algo extraordinário aconteceu: de seu quarto, pôde assistir a toda a cerimônia. Quando elas voltaram da igreja, foi Santa Clara quem deu os detalhes da liturgia!

Esse episódio, muitos séculos depois, levou Clara de Assis a ser declarada a padroeira da televisão. De forma milagrosa, ela foi a primeira a assistir à TV. 


Ainda hoje muitos se servem da TV para participar de missas, terços, orações, seja por causa de uma doença, pela distância de um templo ou por tantos outros motivos ligados ao nosso corre-corre diário. 


Santa Clara, rogai por nós!!!

4 comentários:

  1. Olá Como vai, tenho visitado sempre seu blog, estou te seguindo, você está de parabéns pela sua evangelização, temos um blog também que foi criado recente a 1 mês, com incentivo de uma catequista de nossa Paróquia, que também tem um blog a Érica do sonho realizado, está sendo uma experiêcia maravilhosa para nossa pastoral ainda estou aprendendo a mexer, dê uma visitinha no nosso blog, abraço e fique com Deus. Blog da pastoral catequética São João Batista http://catequesesjoao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Santa Clara, rogai por nós!
    Ela foi a primeira a assistir a TV, e em cores!!kkkkkk

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. Oi Claúdia...
    Linda a história do chamado de santa Clara... Não sabia da história da Tv...Mas, ainda não entendi direito!! srsrs
    Beijus!!
    Imaculada

    ResponderExcluir
  4. Imaculada, é que nós católicos que não somos bobos...rs Sempre que aparece alguma coisa, novidade ou profissão escolhemos logo um padroeiro que lembre "aquilo"... e Ela foi consagrada padroeira da televisão, pelo Papa XII, porque da mesma maneira que vemos imagens através da TV... séculos antes ela assistiu a celebração no seu quarto como se tivesse vendo em um tv... entendeu?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!