Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Por que e como jejuar?

Bom dia Povo de Deus, meus amados!

Jesus nos orienta, no Evangelho de São Mateus: “Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio como fazem os hipócritas, pois eles desfiguram seu rosto para que seu jejum seja percebido pelos homens. Em verdade, vos digo, já receberam sua recompensa. Tu, porém quando jejuares, unge tua cabeça e lava o teu rosto, para que os homens não percebam que estás jejuando, mas apenas teu Pai, que está lá no segredo; e teu Pai, que vê no segredo te recompensará” (Mt 6, 16-18).

Não somente na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão do Senhor é que  devemos jejuar, mas toda sexta-feira deve-se buscar a abstinência de carne. O tempo da Quaresma e cada sexta-feira em memória da Paixão e Morte de Nosso Senhor, são momentos propícios para que nós fiéis pratiquemos a penitência.

  Dentro dos exercícios espirituais, a oração, o Jejum e a esmola, tempo rico onde o Espírito Santo trabalha a nossa santificação.

Não fazer porque todos fazem... faremos penitência para buscarmos o equilíbrio que tantas vezes nos falta no dia a dia, para vivermos os valores superiores e para controlar os nossos apetites desregrados.

E você, está fazendo jejum? Vai comer canjica? Para mim isso não é penitência... eu amo canjica...rsrsrs  
Vai se abster de carne durante a quaresma? Ou vai escolher outro meio de consumo, de estímulo, de satisfação dos sentidos, jejuar significa abster-se de algo... eu já escolhi a minha penitência.  Se Deus quiser, conseguirei a minha quaresma eucarística!


“O objetivo do jejum é treinar o homem para dizer não a si mesmo, para estar, de alguma maneira, livre de todo impedimento e assim poder dizer sim a Deus e às exigências do reino”
(São Francisco)

Aproveitemos este tempo de conversão e abramo-nos a graça redentora de Cristo, para chegarmos alegremente às comemorações de sua Páscoa.


Outras postagens sobre quaresma...

4 comentários:

  1. Oi amiga... ainda não foi dessa vez que a gente se falou, mas queria que vc soubesse que consegui conversar com o padre da minha paróquia e ele me ajudou a aliviar meu coração, de qualquer forma agradeço seu carinho e sua amizade... um dia, nos encontraremos e teremos tempo para trocarmos idéias sobre várias coisas, especialmente este momento que estou passando...
    quanto ao jejum, aquela história da chapinha era brincadeira, meu propósito vai ser bem mais sério e se Deus quiser vou conseguir cumprir...
    um grande beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudinha! Que linda postagem! Estas figuras sugerem uma bela dinâmica para refletir com nossas crianças. Vou amadurecer a idéia e depois partilho lá no blog, ok! Que Deus te abençoe e ilumine sempre. Um grande abraço e a paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...