Seguidores

domingo, 1 de abril de 2012

Queimar os ramos bentos, dá proteção?

    Boa tarde povo abençoado!
“Quando era criança, lembro que ia com meus pais  a procissão com vários ramos em mãos. Meus pais me ensinaram que a planta, depois de benta, deve ser guardada em casa para proteção. Lembro que minha mãe em dia de temporal muito forte mandava nós pegarmos os ramos secos que guardava com muito zelo e colocarmos em uma bacia para queimar e enquanto queimava rezávamos pedindo proteção para nós 
e para aqueles estavam fora da segurança de um lar e sofriam  com a tempestade. E assim, aprendi essa tradição e devoção.

Os ramos de hoje são guardados em casa durante todo o ano; alguns conservam o costume de dependurar os ramos à cabeceira da cama para “proteger dos maus agouros”. 

É também costume em alguns lugares colocá-los na sala, junto de uma imagem religiosa ou crucifixo.

E você mantém essa tradição e devoção? É certo ou errado? 
Veja o que  diz o Catecismo da Igreja Católica:

O QUE SÃO NA REALIDADE OS SACRAMENTAIS?
São sinais sagrados, pelos quais, à imitação dos sacramentos, são significados efeitos principalmente espirituais, que se obtêm pela oração da Igreja. Pelos sacramentais os homens se dispõem para receber o efeito principal dos sacramentos e são santificadas as diversas circunstâncias da sua vida (CIC 1677).

                          E QUAIS AS GRAÇAS QUE ALCANÇO AO USÁ-LOS?


A liturgia dos sacramentos e dos sacramentais permite que a graça divina, que promana do  mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, do qual recebem a sua eficácia todos os sacramentos e sacramentais, santifique todos os acontecimentos da vida dos fiéis que os recebem com a devida disposição. De tal forma que todo uso honesto de coisas materiais possa ser dirigido à santificação do homem e ao louvor a Deus.
OS SACRAMENTAIS NOS LEVAM A MANTER UM CONTÍNUO RELACIONAMENTO COM DEUS
Vejam que boa ideia para guardar os ramos bentos e secos.
Paz de Cristo!

3 comentários:

  1. Ola Claudia!
    Bela postagem! minha mãe também queimava os ramos bentos pedindo proteção.
    Vim te desejar uma boa semana na paz do senhor e dizer que adorei ser sua amiga secreta (não tão secreta assim )espero que o meu presente já tenha chegado ai em sua casa,peço desculpas não mandei nem um cartão desejando feliz páscoa,foi a pressa a agencia do correio da minha cidade fica no centro, eu trabalho na periferia ,tive que ir no correio na hora do meu almoço e foi tudo correndo mas deu tudo certo, Uma Feliz Páscoa que o Cristo Ressuscitado esteja sempre com você .beijos Nena

    ResponderExcluir
  2. Oi Nena! Ahhh q alegria essa espera...rs Ainda não chegou, mas assim q chegar eu venho aqui mostrar pra todo mundo! Obrigada pelo carinho!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida, aqui em minha comunidade nosso Pároco sempre nos orienta a colocarmos nossos ramos, palmas, na parede da frente de nossas casas, como sinal de união à Aquele que veio ao mundo pra nos salvar, também como sinal de Vitória da vida sobre a morte.
    Beijos e que você tenha uma Santa Páscoa!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...