Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2012

É verdadeira a Sagrada Escritura?


YOUCAT
Primeira Parte: Em que cremos


Segundo Capítulo: Deus aproxima-se de nós, seres humanos.

 14. É verdadeira a Sagrada Escritura?

"'Os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade de Deus, porque são inspirados, ou seja, foram escritos por inspiração do Espírito Santo e têm Deus por autor.' Concílio Vaticano II, Dei verbum, nº 11. [103, 107]

A Bíblia não caiu do céu feita, nem Deus a ditou a autômatos, isto é, escritores inconscientes. Antes, 'para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-Se de pessoas na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria' (Concílio Vaticano II, Dei verbum, nº 11). Para que determinados textos fossem reconhecidos como Escritura Sagrada, tiveram de ser aceitos pela Igreja universal. Teve de existir, portanto, um consenso nas comunidades: 'Sim, é o próprio Deu que nos fala por este texto, isto é mesmo inspirado pelo Espírito Santo!' Desde o século IV, estes escritos protocristãos estão fixados no Cânone das Sagradas Escrituras, tal como foram realmente inspirados pelo Espírito Santo.


Deus não escreveu a Bíblia, mas sim, escolheu pessoas e agiu nelas para que fossem capazes de escrever toda Sua obra e tudo que Ele queria. A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. Não foi escrita do dia para a noite. E podemos ter toda a certeza de que esta é verdadeira, pois expressa sem erros tudo que Deus quer nos dizer e mostrar, tendo assim que escutarmos Sua Palavra com atenção e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...