Seguidores

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PASTORAL CRIATIVA


CRIATIVIDADE,
QUEM TEM, TEM! QUEM NÃO TEM, PODE CONSEGUIR!


Muitas pessoas me perguntam como sou tão criativo em minhas soluções e trabalhos, porque tenho sempre uma idéia, um questionamento ou um pensamento. Nunca obtive uma resposta cientifica para essas perguntas, mas sempre pensei nessa questão. Advindo desses pensamentos tenho algumas soluções, que são fruto do meu tanto pensar e questionar.
               Em toda minha vida posso observar, e observar já é uma característica para quem quer ser criativo, e eu sempre fui uma criança, um adolescente e um jovem questionador.
Observar e Questionar são princípios para uma mente criativa. Quem questiona e observa, busca respostas, busca soluções para um problema, um trabalho ou simplesmente um conhecimento.  “(...) quem procura, acha! Quem bate a porta, a porta abrir-se-vos-a (...)” Mt. 7,8
Existe a diferença entre Pessoa Criativa e Pessoa Metódica. Pessoa Criativa é a pessoa que tem sempre uma idéia nova, expressiva e interessante, chamada: “Insight”. Quem é criativo, busca fazer muito bem e com perfeição seus trabalhos e consegue dar cara nova para as coisas mais simples da vida. Agora uma pessoa Metódica é aquela que só consegue ver as coisas com olhos humanos, parece não ter imaginação, só enxerga o que é obvio, é uma ótima pessoa para trabalhos repetitivos, mas não se dá com trabalhos dinâmicos e criativos. 

Por isso escrevo algumas dicas para que uma pessoa metódica possa se tornar um pouco mais criativa:

1-                    Os “Insights” surgem na mente, em momentos de distração ou quando os pensamentos não estão focados. Portanto atenção às idéias que surgem durante uma caminhada, no ônibus, ao ver TV e quando estamos em atividades de lazer. Esvazie a cabeça!
2-                    Como já sabemos, o Espírito Santo trabalha com criatividade, mas ele só irá usar daquilo que já temos guardado em nossa mente. Então para quem quer ser mais criativo, é preciso observar, pesquisar, ler e questionar as coisas. Buscar saber um pouco de cada coisa ajuda bastante na criação de novas idéias ou idéias reformuladas.
3-                    Acolher as idéias e sugestões de pessoas, principalmente das pessoas que portam características diferentes das suas. Trabalho em conjunto traz para a pessoa novos horizontes e pode ser essencial para exercitar sua criatividade. A diferença faz a diferença!
4-                    Nunca descarte idéias que de início parecem absurdas, pense em tudo. Nunca deixe de anotar ou executar uma idéia na hora que ela surge, pois você pode perdê-la.
5-                    Monte um banco de idéias (é claro, de acordo com o trabalho efetuado), faça pesquisa de campo, leia sobre o assunto, tome nota das “sacadas” que você achou interessante. Quanto mais amplo for seu banco de informações, mais inusitadas e inovadoras poderão ser suas combinações.
6-                    Peça a opinião dos outro, combine a suas propostas com outras. O desapego da idéia inicial pode te levar para uma solução muito melhor para seu trabalho.
7-                    Quando você estiver pensando na solução do trabalho ou projeto, que não vier a solução ou a idéia, não force a mente para sair uma idéia. Relaxe e saia do foco. Pense e faça outras coisas. Quando menos você esperar virá o “Insight” daí: Tchan! Tchan! Tchan! Tchan! A idéia será a melhor.

Para uma pastoral se tornar criativa é preciso o interesse e força de vontade, colocar mãos a obra. Não é ter somente boa vontade, mas conhecimento de causa. “(...) todos ficarão espantados, pois Jesus falava como quem tinha autoridade (...)”Mc. 1,22.
Ter autoridade é dominar o assunto, ser conhecedor de causa.  

Então você agente de pastoral, busque o melhor para servir a Deus.
               Deus abençoe a todos.

Silvio Junior
SERCOM
Serviço de Comunicação
Com. Anunciadores da Misericórdia

Fonte: http://www.catequistabrunovelasco.com/

Um comentário:

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...