sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dia de Finados -Você pode levar alguém para o Céu!

Desde os tempos mais remotos, a Igreja oferece o Sacrifício Eucarístico e a sua intercessão pelos fiéis defuntos, não só nas missas, mas também na comemoração Dia de Finados, em 2 de novembro, neste dia celebra-se para que os que "dormiram no Senhor" possam chegar à comunidade dos cidadãos do céu.

Portanto, a alma que morreu na graça e na amizade de Deus, porém necessitando de purificação, assemelha-se a um aventureiro caminhando num deserto sob um sol escaldante, onde o calor é sufocante, com pouca água; porém enxerga para além do deserto, a montanha onde se encontra o tesouro, a montanha onde sopram brisas frescas e onde poderá descansar eternamente; ou seja, “o Céu não tem portas” (Santa Catarina de Gênova), mas sim uma providencial ‘ante-sala’.

A festa dos defuntos é para o povo uma fonte de esperança e deve fomentar um ardente amor pela vida eterna.

Neste dia ressoa em toda a Igreja o conselho de São Paulo para as primeiras Comunidades Cristãs: “Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não tem esperança” 
( 1 Tes 4, 13).

Sendo assim, Dia de Finados não é dia de tristezas e lamúrias, e sim de transformar nossas saudades, e até as lágrimas, em forças de intercessão pelos fiéis que se estiverem no Purgatório contam com nossas orações.

A Palavra o Senhor confirma esta Tradição pois “santo e piedoso o seu pensamento; e foi essa a razão por que mandou que se celebrasse pelos mortos um sacrifício expiatório, para que fossem absolvidos de seu pecado” 
(2 Mc 2, 45).

Assim é bom sempre lembrarmos, que “a Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados” 
(Catecismo da Igreja Católica - §1031).

Indulgência plenária, aplicável aos defuntos
Ao fiel que visitar devotamente um cemitério e rezar pelos falecidos, oração pelo Papa, confissão e comunhão mensal., mesmo em espírito, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do purgatório. Esta indulgência será plenária, cada dia, de 1 a 8 de novembro; nos outros dias do ano será parcial.

Indulgência plenária, aplicável aos defuntos
No dia de Finados. 2 de Novembro:Visita a uma igreja, reza de um Creio. Pai Nosso, confissão e comunhão (do mês), oração pelo Papa (pode ser Pai Nosso, Ave Maria, ou qualquer outra oração.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...