quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Quer ser um catequista criativo?

Você deseja fazer fotos criativas?
Enquanto conversamos vou colocar algumas fotos criativas que achei na internet, para que entendam o que desejo expressar com esta postagem!

Leia o discurso completo do Papa para os Catequistas
E não me venha com a resposta cômoda de que não tem criatividade...
Pule fora da zona de conforto. Não se limite ao que os seus olhos veem. 

Vejam que interessante:  "De acordo com a america­na Creative Education Foundation, crianças de até 3 anos costumam usar 98% de sua capacidade criati­va, enquanto adultos acima de 30 anos costumam explorar apenas 2%. "As pessoas se tolhem com medo do bloqueio emocional, medo de se expor e de ser ridicularizada".

Para ser criativo, é necessário permitir que a mente navegue livremente, claro que devemos ser éticos sempre,  mas sem medo de sermos incompreendidos e de errar. 

Sensibilize-se! Alimente as suas idéias. Treine o seu olhar.  Percebam que mesmo sem conhecimentos em programas de edição gráfica você pode fazer lindos registros!

Eu, no meu processo de evangelizar bus­co inspiração na música, no design e na arquitetura, nos trabalhos dos outros evangelizadores e associo tudo o que é possível à evangelização.  Tudo o que toca o meu coração, eu guardo... pois no momento posso não entender... mas lá na frente vejo a oportunidade de usar aquela imagem ou frase que creio foi-me inspirada a guardar.


Exercite o poder de inventar,  INSISTA!!!

Se você catequista acha que não tem criatividade, peça ajuda ao Espírito Santo, aos seus catequizandos e não pare na primeira ideia.

"Aja, pratique a ação. Uma ideia já é um projeto de ação.  Hoje em dia podemos tirar várias fotos e ver na hora qual ficou boa... lembram-se quando precisávamos mandar revelar os filmes fotográficos? (não lembram? Abafem o caso...kkkk)



MISTURE! Tenha coragem para experimentar novas combinações em suas fotos e vídeos, coisas que não pareciam combinar a princípio.

Para muitos especialistas, é possível aumentar a criatividade de qualquer indivíduo com treino, preparo, muito trabalho e atenção. Há muitos exercícios para criatividade. E, por meio deles, é que a tal inspiração acontece.

Há inúmeros exercícios para desenvolver a criatividade, colocar atenção total a tudo o que se faz, ouvir mais do que falar, observar mais, ler muito, assistir a filmes, ir ao teatro, cinema, exposições de arte. Outros tantos são práticos. Fazer mais palavra-cruzada, montar um quebra-cabeça, brincar com tangrans.  Eu mesma aprendo diariamente com estas atividades.

Ser criativo é resultado de todo esses exercícios. Significa a procura por novas fontes de informação, a saída da zona de conforto. 

Ser criativo é estar o máximo de tempo possível realmente curioso. Com tanto estímulo, a porta das ideias estará aberta com mais frequência e você será alguém viciado pelo novo e, por consequência, um evangelizador mais criativo!

Agora que você já está cheio de ideias clique na imagem abaixo e participe desta promoção:

É isso aí… Bons cliques criativos!

Fontes de pesquisa: 1, 2

Um comentário:

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!