domingo, 24 de setembro de 2023

Eu e Você estamos no lugar certo?

Olá Catequistas e todo Povo de Deus!

Você também já se fez essa pergunta? "Será que estou no lugar certo?"

Meu irmão e minha irmã, o Evangelho de hoje nos ajuda a refletir e chegar a resposta definitiva se estamos ou não no lugar certo.   Abra a sua Bíblia, clame ao Espírito Santo e proclame essa Palavra (Mt 20,1-16a).

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar
trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa.

6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’.

8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’

9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata.

11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.

13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa!
Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Agora que já lemos e relemos com atenção e a devida reverência à Palavra de Deus podemos nos perguntar: O que Jesus quer me dizer hoje?  Será que nós também achamos que Jesus foi injusto? Hum...

Jesus mesmo no versículo 13 explica a situação.  Ele foi justo para com todos e misericordioso também, principalmente com os últimos trabalhadores contratados.

Vamos entender que todos eram trabalhadores.  Vamos entender que todos eles estavam no lugar certo, estavam na praça onde ficavam os trabalhadores disponíveis para serem contratados.  A Bíblia não nos diz que ele chegaram tarde na praça, nos diz apenas que estavam lá disponíveis porque ainda não haviam sido contratados.  E Jesus os contrata e os manda para a Vinha.  Este é o lugar onde devemos estar, na Vinha de Jesus.    

Comparando com nossa vida espiritual... Todos são chamados a conversão, todos recebemos o Espírito Santo ao sermos batizados, mas todos somos verdadeiramente convertidos ao mesmo tempo?  Não!  E por que não?  Porque precisamos de fato do encontro pessoal com Jesus.  Podemos estar em nossas igrejas, paróquias, fazendo e acontecendo mas tudo pode não passar de um ativismo louco e insensato se não nos encontramos de fato com Jesus.  

A Paz para você e para toda a sua família!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!