sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Você é um católico ignorante afetado?

 

Calma!  Não estou ofendendo a ninguém!   Vamos esclarecer que história é essa.

O pecado É "uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo.

Nos diz o Catecismo da Igreja Católica:

"1859. Para que o pecado seja mortal tem de ser cometido com plena consciência e total consentimento. Pressupõe o conhecimento do carácter pecaminoso do acto, da sua oposição à Lei de Deus. E implica também um consentimento suficientemente deliberado para ser uma opção pessoal. A ignorância simulada e o endurecimento do coração (97) não diminuem, antes aumentam, o carácter voluntário do pecado."

Ainda, segundo a definição, também cometem pecado grave as pessoas que teriam condições de buscar saber o que a Igreja diz em relação a determinado assunto, mas escolhem não conhecer a Verdade. É o que chamamos de ignorância afetada.

São aqueles que pensam que é melhor não buscar o conhecimento para não pecar...aiaiaiai!

Você pode estar se perguntando porque estou falando sobre isso, o motivo é para explicar sobre  Abstinência de carne.

Essa prática  existe desde os tempos apostólicos.  E diferente do que a maioria pensa não é apenas na Sexta-feira Santa e na Quarta-feira de Cinzas que devemos cumprir a abstinência de carne. 

Código de Direito canônico determina que, exceptuadas as que porventura coincidirem com alguma solenidade (o Natal, por exemplo), todas as sextas-feiras do ano são dias penitenciais na Igreja universal (cf. CDC, cân. 1250). 

É um mandamento da Igreja que nos obriga sub gravi, isto é, sob pena de pecado mortal. Por isso, é aconselhável a todos os que, seja por ignorância ou falta de deliberação plena, não têm observado o preceito de abstinência às sextas-feiras procurem o tribunal da Confissão e se confessem, se conformem de agora em diante, às salutares leis da Santa Madre Igreja.

Lembro ainda que no Brasil a CNBB nos dá a opção de comutar — ou seja, substituir, não ignorar a abstinência de carne às sextas-feiras por alguma obra de misericórdia.

Ao todo, são 14 Obras de Misericórdia:  7 corporais e 7 espirituais, se você não lembra quais são veja os posts que falei sobre elas clicando aqui.

Além disso, também é possível abster-se de outro alimento — lembrando sempre de agir com intenção penitencial, não em benefício próprio — ou algum exercício de piedade que não faça parte da sua rotina, como rezar um terço a mais ou ir à santa missa em dia de semana. 


 Mais do que abster-se de comida, é importante fazê-lo "como é necessário, ou seja, com alegria interior; para o que é necessário, ou seja, para a glória de Deus, não para a sua glória pessoal"

O que se fazemos externamente — jejuns, orações e esmolas — deve ser o resultado de uma verdadeira conversão interior, de um autêntico voltar-se a Deus. "Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes" (Jl 2, 12-13).


Até a próxima!   Deus abençoe!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!