terça-feira, 10 de maio de 2011

Nossa Senhora da Cabeça


Conta a história de Juan de Rivas, de Andaluzia, na Espanha, teve um braço amputado na guerra contra os mouros.  Sem poder carregar armas, retirou-se à Serra Morena para apascentar um pequeno rebanho de sua propriedade.
Por diversas vezes ouviu ele, ao longe, o toque de uma sineta. O som parecia vir do alto da montanha. O pastor não sabia o que pensar do misterioso chamado.
Até que, em uma noite de agosto, ouviu mais distintamente a sineta. Erguendo os olhos, viu uma luminosidade intensa e bela, que se difundia a partir do monte da Cabeça.
Correndo maravilhado para o local, deparou-se com uma gruta, da qual provinham os raios de luz., ao aproximar-se, viu a imagem da Virgem Maria.
Nossa Senhora, então, pediu-lhe que fosse à cidade e dissesse a todos da vontade de Deus de que ali fosse construída uma capela.  E, como a Senhora sabia que não acreditariam nas palavras do pastor, restituiu-lhe milagrosamente o braço para que soubesse da verdade de sua mensagem. 
Como o local tinha o nome de Pico da Cabeça, a capela foi construída e ali foi iniciado o culto a Nossa Senhora da Cabeça.  No Brasil, como a palavra "cabeça" significa uma parte do corpo humano... relacionaram então a invocação a Nossa Senhora da Cabeça para proteção das doenças cerebrais, além de problemas psicológicos e morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!