domingo, 21 de agosto de 2011

Cristo Redentor

Um post ao Cristo Redentor,  estava faltando, né?
Sou carioca e amo o Rio (hoje em dia moro no interior), é maravilhoso avistá-lo... de longe... de perto... de cima ou de baixo.   Mais maravilhoso é  o nosso Senhor Jesus Cristo que com certeza inspirou essa grande obra que traduz lindamente a nossa  religiosidade.

Você sabia?
A história do Corcovado data do século XVI, quando os colonizadores portugueses batizaram a montanha de Pico da Tentação, uma referência a um monte bíblico. 
No século XVII o monte é rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda (corcova).
 Em 1824, Dom Pedro I lidera uma expedição ao topo do Corcovado, abrindo um caminho para o cume. 
Em 1859 o Pe. Pedro Maria Boss sugere à Princesa Isabel que seja construído um monumento religioso no alto do Corcovado. 
Em 1882 Dom Pedro II autoriza a construção da Estrada de Ferro do Corcovado. 
 A extensão total da ferrovia é de 3800 metros. 
Somente em 1921 é retomada a ideia do Padre Maria Boss de construir um monumento religioso, na ocasião para comemorar-se o centenário da Independência do Brasil.
 A pedra fundamental da construção é lançada em 4 de Abril de 1922.
A estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921, quando foi organizada a "Semana do Monumento" — uma campanha para recolher contribuições dos católicos.
No entanto, as doações só começaram 10 anos depois quando o Arcebispo Dom Sebastião Leme passou a coordená-la. 

Os primeiros esboços do Cristo foram feitos pelo pintor Carlos Oswaldo, que o imaginou carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sobre um pedestal que simbolizaria o mundo. 
Mas foi a população carioca que optou pela forma da imagem do Redentor de braços abertos, como ela é hoje conhecida no mundo inteiro.
Finalmente, em 1931 é inaugurada oficialmente a Estátua do Cristo Redentor.
 O desenho da estátua é de Carlos Oswald e a execução do escultor francês Paul Maximilian Landowski. As escadas rolantes e os elevadores são de 2003. Em 2007 o Cristo Redentor foi declarado uma das 7 Maravilhas do Mundo.

Vamos orar pelo Brasil.

3 comentários:

  1. CLAUDIA FIZ UMA POSTAGEM SOBRE ALGUMAS PRINCIPAIS POSTAGEM DA SEMANA QUE ME TROUXE UMA MENSAGEM BOA ESTA SEMANA, SEU BLOG ESTÁ ENTRE ESSAS POSTAGEM ESCOLHIDAS, CONFIRA: http://blogjonathancruz.blogspot.com/2011/08/bem-legal.html
    ESTE É O LINK DA POSTAGEM EM MEU BLOG, LEIA O NÚMERO 5 DA POSTAGEM, QUE É SOBRE SEU BLOG. UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ótima postagem, que alegria saber tudo isso, estive recentemente visitando o Rio em virtude do MUTICOM e me encantei ao ver de perto o Cristo Redentor.
    Bom domingo na Paz e no Amor de Crito,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  3. Oi...realmente o encontro de catequista foi ótimo!!! que bom tê-la conosco.
    parabéns por seu sucesso!!! É muito bom ser sua amiga!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!