segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Início da Catequese 2012

Muitos afirmam que as (os) catequistas deveriam entender mais da vida familiar  de seus catequizandos, reforçar os vínculos humanos e de amor, mais do que priorizar conteúdos e técnicas mirabolantes de evangelização. 

Cada vez mais percebemos a importância da evangelização ser pensada como meio de promover a própria vida.    Infelizmente, ainda a maioria das paróquias ainda priorizam o  conteudismo, excluindo a emoção de levar o catequizando a uma verdadeira "Experiência com Jesus".


Para que tenhamos uma evangelização que tenha como prioridade levar a criança a apaixonar-se por Jesus,  se faz necessário que  abandonemos os velhos hábitos e métodos e busquemos mais os gestos concretos.

É necessário que as  paróquias invistam na  catequese e nos catequistas.



Nos primeiros encontros devemos sondar as expectativas do grupo e uní-lo. 

Inicie de forma acolhedora e afetiva, assim ficará mais fácil planejar encontros onde os sentimentos estejam presentes e não só a razão.


Vamos dar a largada!!!

Coloque o nome de sua criança e cole o Bis no espaço em branco.



10 comentários:

Renata Rossini disse...

Adoreiiiiiiiii, obrigada por compartilhar deste trabalho tão lindo.
Vou usar com certeza, minhas crianças são de 05 a 07 anos.
Beijos amiga e boa semana.

lucia disse...

oi tudo bem,gostaria de participar dos catequistas unidos,criei meu blog no comecinho do ano,mas a gostaria de fazer parte,para caminhar com meus irmãos de missão,bjos

http://catequesecomamorspa.blogspot.com/

Kesia Lima disse...

Amei as sugestões. Os cartões de incentivo, então...ficaram maravilhosos, perfeito para acolher as crianças que estão retornando. Um grande abraço e uma linda semana repleta de amor e da paz que só Jesus nos traz!

Caminhando com Jesus ! disse...

Oi Claudia,
Amei suas sugestões
Minha mãe estava pensando oque fazer para as crianças no 1º dia da catequese e amou os cartõezinhos e o da família também e vai levar para as outras catequistas também!
Beijos!!

Unknown disse...

Amei! São idéias que podemos usar e adequar conforme nossas necessidades e funcionamento da catequese em nossas cidades! Obrigada por partilhar! Bjokas no ♥ e linda semana pra vc amada!

dri santana disse...

amei a sugestão

Cassia Neves disse...

ola maei as sugestões
vamos fazer uma missa de abertura e queriamos uma ideia para fazer o compromisso das crianças pais e catequistas será q alguem pode me ajudar
abraços
cassia

Anônimo disse...

Adorei o cartãozinho de boas vindas com o BIS!! Em nossa Diocese (Taubaté/SP), fizemos uma formação sobre Mistagogia, falando justamente que o conteúdo (doutrina) é importante, mas o que devemos priorizar é a espiritualidade, a intimidade com Deus! Bom poder compartilhar idéias, parabéns pelo site!!
Abraços,
Paula - Paróquia N.Sra.Assunção - Pindamonhangaba/SP

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Olá turminha obrigada pela presença e carinho!
Paz de Cristo!

Anônimo disse...

Obrida por nos ajudar com nossos catequizandos. que Deus te ilumine sempre. Sou catequista da crisma

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!