sábado, 12 de maio de 2012

Os mitos e a VERDADE! Mito 6


Mito 6: “Qualquer pessoa pode comungar”
Não pode.

Escreve São Paulo: “Todo aquele que comer o Pão ou beber o Cálice do Senhor indignamente será réu do Corpo e do Sangue do Senhor. Por conseguinte, cada um examine a si mesmo antes de comer desse Pão ou beber desse Cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação.” (ICor 11,27-29)

O Código de Direito Canônico diz que pode comungar “qualquer batizado, não proibido pelo direito” (cânon 912) 
A preparação primeira necessária para receber o Corpo de Nosso Senhor é a preparação interior, ou seja: estar em estado de graça, que significa estar em ausência de pecados mortais (Cat. 1385). Tal estado nos é dado quando recebemos o Sacramento do Batismo, e, após a queda em pecado mortal, através de uma Confissão bem feita (Cat. 1264; 1468-1470). 
A Santa Igreja também instituiu o chamado “jejum eucarístico” (isto é, estar a uma hora antes de comungar sem ingerir alimentos, a não ser água e medicamentos necessários, como especifica o Cânon 919).

É preocupante vermos filas para a Sagrada Comunhão tão longas, e filas para o confessionário tão pequenas…

Também temos que ter o cuidado de no momento da Comunhão não ficarmos preocupados em reparar quem está comungando... aí estaríamos "julgando" e também pecando.

Paz!!!

Um comentário:

  1. Muito boa esta postagem dos mitos e verdades.Muitas pessoas não sabem corretamente o certo e o errado
    Com carinho,Gracinha

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!