terça-feira, 9 de abril de 2013

São Benedito, rogai por Nós!



Sua festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro!

São Benedito Moro de Palermo OFM Cap (Sicília, 31 de Março de 1524 - Palermo, 4 de Abril de 1589) (São Benedito, o Negro, ou São Benedito, o Africano ou São Benedito, o Mouro) - Santo da Igreja Católica, ele é sempre relacionado ao candomblé ou rituais satânicos de macumba e coisas afins, entretanto, ao contrario dos feitiços e magias que promovem o mal á vida alheia, este santo viveu em constante caridade e santidade, sempre fazendo o bem ao próximo.





Urna antiga



Algumas versões dizem que ele nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1524, no seio de família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia. Outras versões dizem que ele era um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época. Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope. De qualquer modo, todos contam que ele tinha o apelido de “mouro” pela cor de sua pele.
Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e aos 21 um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles. Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.

Translado do corpo intacto de São Benedito
Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedade, sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento.
Sempre preocupado com os mais pobres do que ele, aqueles que não tinham nem o alimento diário, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades. 

Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou: “Que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?” E o santo humildemente respondeu: “Rosas, meu senhor!” e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior.
Nova urna onde se encontra atualmento o corpo do glorioso São Benedito


São Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália. Seu corpo está intacto á mais de 421 anos. 

Reverenciado e amado no Brasil inteiro, é um dos santos mais populares do país, principalmente entre a população de origem africana, que o associado aos padecimentos do negro brasileiro. 

Na porta de sua cela, no Convento de Santa Maria de Jesus em Palermo se encontra uma placa com a inscrição em italiano indicando que era a Cela de São Benedito e embaixo as datas 1524-1589, para indicar as datas do nascimento e de sua morte. Alguns autores indicam 1526 como o ano de seu nascimento, mas os Frades do Convento de Santa Maria de Jesus consideram que a data certa é 1524.




Em algumas imagens(menos conhecidas) s.Benedito tem flores em uma de suas maos recordando o "milagre das flores"

3 comentários:

  1. Minha, agora me diz porque na minha paróquia a gente comemora o dia de São Benedito em Outubro? Eu num sei :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jú, obrigada pelo comentário! Esse post estava programado há muito tempo e eu esqueci de editá-lo e programar para a data correta! Mas como tudo é válido espero que muitos façam a oração e conheçam sua história!
      Paz de Cristo!

      Excluir
  2. Na minha cidade comemoramos em novembro
    Gostaria de saber por quê nossa imagem e sao Benedito com flores e ostensório

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!