domingo, 26 de maio de 2013

Celebração - Envio de Catequista

Motivação: No inicio das atividades catequéticas,torna-se conveniente apresentar os catequistas e catequizandos. É importante que a apresentação seja realizada em uma Celebração Eucarística ou da palavra, quando toda a comunidade está reunida.

Símbolo: Bíblia e diversos cartazes , conforme a indicação abaixo.

Objetivo: Ressaltar a importância da vocação dos catequistas; realizar o envio e a bênção, dando destaque à palavra de Deus.


Sinal da Cruz (cantado): Em nome do Pai...

Catequista: Deus fala conosco e através de nós, quando lemos, ouvimos a proclamamos a sua mensagem sempre atual. É a presença do Deus da vida na existência de seu povo. Recebemos com alegria a Palavra de Deus, cantando:

(Alguns catequizandos apresentam a Bíblia e quatro velas acesas ao seu redor.)

Canto: Ergo - bem alto esta bíblia: Ei-la entre nós e o bom Deus!É benção que a terra desce, é prece que sobe aos céus!

Presidente da Celebração: Ao iniciarmos o ano catequético, a bênção e o envio de nossos catequistas, vamos ver algumas "chaves", mensagens, simbolizadas em nosso próprio corpo, que nos ajudam a abrirmos e entendermos a Bíblia de forma libertadora e comprometida. Elas nos lembram que tanto a Bíblia quanto a vida devem ser lidas a partir de Jesus Cristo.


(Um catequizando apresenta o cartaz com os pés.)


Leitor 1: Pés bem plantados na realidade. Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida e conhecer a realidade pessoal e comunitária dos catequizandos e e suas famílias. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, alegrias, da esperança e da fé de um povo (Ex 3,7 - 10)

Canto: Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar. D A A7 D Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.

(Um catequizando apresenta o cartaz com os olhos)


Leitor 2: Olhos bem abertos. Um olho sobre o texto da Bíblia e o outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos enxergá-la.

Canto: Jesus Cristo me deixou inquieto/ nas palavras que ele proferiu./ Nunca mais eu pude olhar o mundo/ sem sentir aquilo que Jesus sentiu.

(Um catequizando apresenta o cartaz com os ouvidos)

Leitor 3: Ouvidos atentos, em alerta. Um ouvido para escutar o clamor do povo e outro para escutar o que Deus quer falar.
Canto: Fala, Senhor! Fala da Vida! Só tu tens palavras eternas, queremos ouvir.

(Um catequizando apresenta o cartaz com o coração)

Leitor 4: Coração livre para amar. Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode sentir o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para converter-se.
Canto: Palavras de salvação/ somente o céu tem para dar. / Por isso meu coração se abre para escutar.

(Um catequizando apresenta o cartaz com a boca)

Leitor 5: Boca para anunciar e denunciar aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu sobre a palavra de Deus e a vida. Como posso me calar?
Canto: Tenho que gritar, tenho que arriscar, Ai de mim se não o faço! Como escapar de ti, como calar, Se tua voz arde em meu peito?


(Um catequizando apresenta o cartaz com a cabeça)

Leitor 6: Cabeça para pensar. Usar a inteligencia para meditar, estudar e buscar respostas para nossas dúvidas. Ler a Bíblia e compreender o conteúdo de nossos manuais catequéticos.
Canto: Tu és a razão da jornada!/ Tu és minha estrada, meu guia e meu fim./ No grito que sai do meu povo ...

(Um catequizando apresenta o cartaz com os joelhos)

Leitor 7: Joelhos dobrados em oração. Só com muita fé e oração podemos entender a Bíblia e a vida. Pedir ajuda ao Espírito Santo para entender o "espírito" da Bíblia. Não podemos fazer somente uma leitura ao pé da letra, porque a letra mata e o espírito vivifica, como lembra São Paulo (2Coríntios 3,6)

Catequistas: Isaías diz que a Palavra de Deus é muito eficaz. Compara-a com a chuva que molha, fecunda e faz germinar a semente. Vamos saudar a palavra alegremente, cantando:

Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal. Tenho medo de não responder, de fingir ..

Presidente da Celebração: Devemos permanecer sempre firmes naquilo que aprendemos e cremos, porque sabemos de quem aprendemos. E desde pequenos conhecemos as Sagradas Escrituras e sabemos que elas têm o poder de proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus.

(Faz a entrega simbólica da Bíblia aos catequistas, os abençoa e os envia em missão.)

Autor da Celebração: Pe. Antônio Francisco Bohn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!