quarta-feira, 31 de julho de 2013

Padrinhos batismo... qual Importância?

Essa importante tarefa de escolher os padrinhos, seja de batismo, crisma e até de casamento, afetará positiva ou negativamente no futuro a vida dos afilhados.

Os padrinhos devem estar cientes das suas funções, devem  saber o verdadeiro significado de apadrinhar alguém.
Os padrinhos devem comungar da mesma fé que a nossa.

É triste.... mas geralmente, os padrinhos são escolhidos por serem pessoas queridas da família ou pessoas que temos afinidades. 
Mas só isso não basta. 
Ser padrinho ou madrinha, é uma importante missão... é assumir, junto com os pais, a responsabilidade de educá-las na fé, ensiná-las a rezar e a crescer como fazia Jesus e com sua ajuda, em sabedoria, idade e graça perante Deus e os homens.

Quando se convida um casal, é preciso que este seja casado na Igreja, não basta viver juntos, pois vivem uma situação irregular diante da Igreja. E como a criança vai se tornar cristã, ela tem direito a viver num lar cristão. 

Como a comunidade não pode acompanhar individualmente seus batizados, conta com os pais e padrinhos, que se responsabilizam pelo processo de crescimento na fé. 

Por este motivo os padrinhos devem ser pessoas da comunidade, próximas, engajadas em pastorais, evangelização e grupos religiosos, de tal forma que o afilhado possa ter exemplos para sua vida.

Vejo pais escolhendo padrinhos de batismo sem a menor noção do que estão fazendo, uns com religião diferentes, casais que não são casados, outros em situações irregulares e aí vai (são tantas situações precárias). Falo isso com muita propriedade, porque tenho exemplos na família.   Pessoas que são católicas, mas não praticam a fé, nunca acompanham e nunca falam de Cristo para seus afilhados.

Os padrinhos e madrinhas precisam ter valores e pensamentos semelhantes aos dos pais das crianças.

Isso vale também para padrinhos de casamento, a escolha deve ser bem pensada: devem ser casais casados na igreja, devem ter a mesma fé dos noivos. Os padrinhos devem ajudá-los no crescimento e formação espiritual desse novo casal. 

Deixo aqui os cartões que a Pastoral do Batismo usará como lembrança para os pais.

Paz de Cristo!




2 comentários:

  1. Amei, muito obrigada, vai me ajudar bastante. Que Jesus continue sempre iluminando o site Catequese na Net e seus criadores.
    A Paz de Jesus e o Amor de Maria permaneça sempre em vossas vidas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho e presença no site. Que bom que gostou e lhe será útil!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!