quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Bom testemunho

Olá querido Povo de Deus!

O evangelho do próximo domingo (2º DOMINGO Tempo Comum), como sempre nos leva a muitas reflexões... eu estava aqui neste momento a meditar e me veio a lembrança as expressões: "Peixe morre pela boca", "A força das palavras", "Palavra dita é uma flecha lançada", "Palavra dita oportunidade perdida", "A boca fala do que o coração está cheio"... e todas elas nos remetem a importância de nossas palavras... de nosso testemunho.

Devemos viver de modo que sejamos um testemunho vivo e completo de Jesus. O nosso viver, o nosso caminhar, o nosso proceder, tudo deve ser baseado na palavra viva que brotou da boca do Filho de Deus e que chegou até nós, para a nossa salvação.

Vejam o encontro que montei, aceito sugestões que poderão ser deixadas nos comentários.
Paz de Cristo!


ROTEIRO PARA ENCONTRO CATEQUÉTICO

Tema/Conteúdos: "Você é uma boa testemunha?”

Interlocutores (Catequizandos): Crianças da 1ª Eucaristia (2º Ano) – 09/12 anos de idade podendo ser adaptado a outras faixas etárias.

Duração: 1h e meia

Local: Espaço ao ar livre. Se não for possível, preparar a sala de forma que as crianças formem um círculo.

Objetivo(s): Mostrar que Assim como João Batista, nós também viemos a este mundo com uma missão: realizar a vontade de Deus na vivencia do amor, cultivando em nossos corações a disposição de renovarmos a cada dia. É com o nosso testemunho de fidelidade ao projeto de Deus, que apontamos Jesus ao outro.

Passos metodológicos: Acolhida/Motivação Um cartaz com o versículo:
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

Cantar uma música de acordo com o tema.

Atividades educativas:

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João

(Palavra - Jo 1,29-34)

Atividades educativas: Uma brincadeira super animada para fixar o conteúdo, dependendo do tempo que você tiver disponível é: “Darei meu testemunho.” Leve toda a turma para o centro do círculo enquanto uma ou duas continuam sentadas pois servirão de testemunhas. Você combina com as de pé para que ao seu sinal elas façam um gesto e gritem uma palavra. E você pergunta as testemunhas o que aconteceu, se elas conseguirem dar um ou dois testemunhos verdadeiros, elas irão para o centro e outras assumem os seus lugares. Se derem testemunho falso continuam no mesmo lugar.

No final dessa dinâmica podemos reforçar o oitavo mandamento: Não levantar falso testemunho.

Oração: Colocar uma música ambiente, de preferência instrumental... Ainda em círculo orar de mãos dadas e incentivar cada um a fazer uma oração espontânea. Uma pequena frase... os mais tímidos agradecem a Deus, mas que todos façam parte demonstrando assim que estão prontos parem serem testemunhas de Jesus

Compromisso (sócio-trasnformador) :  E nós, que recebemos o Espírito Santo no nosso Batismo, que convivemos com Jesus presente na Eucaristia, estamos dando testemunho Dele, como João Batista?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!