segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Há quanto tempo você não se confessa?

Muito embora o Coração de Jesus jamais tenha se fechado para nos perdoar, com a abertura da Porta Santa do Ano Jubilar da Misericórdia, uma torrente imensa do perdão inunda nossa natureza decaída pelo pecado. 

Na luta contra o pecado, é por meio da Confissão e da nossa cooperação que recuperamos a graça de Deus.

Para recebermos com frutos o Sacramento da Reconciliação faz-se necessário considerar:

- Aproximar-se com espírito de fé, pois vai acusar seus pecados a um sacerdote que perdoa in persona Christi;

- Aproximar-se com a esperança de ser perdoado;

 - EXAME DE CONSCIÊNCIA - fazer um atencioso exame de consciência; 

- ARREPENDIMENTO - quem se aproxima do tribunal da Penitência sem arrependimento, ainda que receba a absolvição, não é perdoado; o que deve nos mover ao arrependimento é a consciência do grande amor com que fomos amados por  Deus e a ingratidão que praticamos.

- PROPÓSITO -  não é possível obter o perdão dos pecados sem o propósito firme. Mais do que tornar ineficaz a recepção do sacramento, a sua falta acaba por invalidar a absolvição. Afinal, se a pessoa se acusa ao sacerdote mas não está disposta a renunciar ao pecado, deixando de cometê-lo, qual o sentido de seu arrependimento?

- CONFISSÃO - simples, humilde, pura, fiel, frequente, clara, discreta, voluntária, verdadeira, íntegra, secreta, lacrimosa, pronta, forte, acusadora e disposta a obedecer. 

- SATISFAÇÃO -  Embora as faltas do penitente sejam plenamente perdoadas já na acusação contrita, restam a pena temporal devida pelo pecador e a enfermidade que deve ser remediada pelo confessor.. "nela opera o poder das chaves, de sorte que tem mais valor para expiar o pecado que se o homem realizasse a mesma obra por seu próprio arbítrio". 

Irmão, irmã! Há quanto tempo você não se confessa? O tempo favorável é agora, este Ano Santo. Deus no excesso do seu amor por nós suscitou à Sua Igreja a abertura das portas de Sua infinita misericórdia para nos perdoar e nos acolher como seus filhos muito amados. 

PROCUREMOS O SACRAMENTO DO PERDÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!