domingo, 6 de março de 2016

Qual personagem te representa?

Olá Povos de Deus!

Já foram a Casa do Senhor, hoje?  Não deixe de participar no mínimo das missas dominicais.  Catequista, cristão católico que não vai a missa devem se inspirar no evangelho de hoje... Vamos meditar?

Abra a sua Bíblia, EVANGELHO – Lc 15,1-3.11-32 

É uma passagem muito conhecida... O Filho Pródigo.  Mas hoje  os convido a meditarem sobre todos os personagens para que possam refletir: Qual personagem representa você na atual fase de sua vida?

•  Será que a figura do pai é o que tem nos representado? Com amor respeitamos absolutamente as decisões – mesmo absurdas – dos filhos que abandonam a casa paterna.  E mesmo depois do abandono nosso amor continua sempre lá, fiel e inquebrável, preparado para abraçar o filho que volta?  Quando o filho voltar estaremos prontos para fazer a festa, sem julgamentos e cobranças?

• Será  está sendo representado pelo filho mais novo? Será que temos vivido uma vida sem sentido, no egoísmo, no materialismo, na auto-suficiência. Será que nossa alegria tem estado nos bens deste mundo?  Se este é o personagem que melhor representa o seu estado atual?    Lembre-se de que o filho mais novo também caiu em si, arrependeu-se e voltou para a casa do Pai.  Arrependa-se de ter se afastado de Deus, procure o Sacramento da Reconciliação... O Pai lhe espera para lhe abraçar e demonstrar toda sua alegria por ter você novamente  em casa.   É na comunhão com o “Pai” que encontramos a felicidade, a serenidade e a paz.

• Será que o personagem que melhor nos representa é o filho mais velho?  Que apesar de  ter continuado na casa do Pai, não teve um coração misericordioso para alegrar-se com a volta do irmão, pois sentia-se injustiçado.  Será nos deixarmos dominar pela lógica do que é “justo” aos olhos do mundo, ao invé de nos preocuparmos  pela “justiça de Deus”, que é misericórdia, compreensão, tolerância, amor. Com que critérios julgamos os nossos irmãos: com os critérios da justiça do mundo, ou com os critérios da misericórdia de Deus? A meu coração  é, verdadeiramente, o espaço onde se manifesta a misericórdia de Deus?

Paz de Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!