sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Boneco MENINO JESUS de PRAGA



Hoje, já estava feliz por ter terminado este boneco que representa a imagem de MENINO JESUS de PRAGA.
E agora fiquei mais contente ainda... fui procurar conhecer a história desta devoção e descobri que quem fez a roupa da primeira imagem foi  Santa Tereza D'Ávila, que máximo né? 
Deixo abaixo um pouco da história e um cartão para imprimir.

"A imagem original do menino Jesus de Praga está na igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, na cidade de Praga, na atual República Tcheca. A tradição diz que esta devoção começou em conventos carmelitas da Espanha e que Santa Tereza D'Ávila foi quem confeccionou suas roupas de rei. Santa Tereza teria dado a imagem à princesa Polixene. Esta, mais tarde, casou-se com um nobre tcheco e a levou para o país de seu noivo. Antes de falecer, já idosa, Polixene doou a imagem aos carmelitas de Praga. A imagem foi perdida em guerras e invasões protestantes, e achada milagrosamente nos escombros da igreja após vários anos. Daí em diante a devoção recomeçou e nunca mais parou. Milhares de graças e milagres são atribuídos ao Menino Jesus de Praga. Vamos conhecer os símbolos de sua imagem."
Imprima e dobre seu cartão.

A coroa do Menino Jesus de Praga

A coroa do Menino Jesus de Praga simboliza sua realeza. Este menino é o Rei do Universo, de forma que 'Todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele!' (João 1, 3) O simbolismo da criança é profundo. O verdadeiro Rei do Universo se faz humilde, indefeso e simples como uma criança para nos ensinar que nós também devemos seguir este caminho se quisermos ser felizes.

A cruz no peito do Menino Jesus de Praga

A cruz no peito do Menino Jesus de Praga anuncia o sofrimento e a morte que ele vai sofrer quando adulto, pela salvação da humanidade. Ela está relacionada e ligada ao manto vermelho do menino rei.

O Manto vermelho do Menino Jesus de Praga

O Manto vermelho do Menino Jesus de Praga simboliza o sangue, a Paixão de Cristo e está intimamente ligado à cruz. Os desenhos em dourado aplicados ao manto simbolizam a divindade e o amor deste menino. Estes símbolos nos falam que Ele vai se entregar por amor, mesmo sendo divino, vai sofrer por cada um de nós.

A túnica branca do Menino Jesus de Praga

A túnica branca do Menino Jesus de Praga simboliza sua pureza. Ele é o Rei do Universo, é Divino, é humilde, indefeso como uma criança e é puro. Puro quer dizer sem impurezas, sem mistura, sem alteração, limpo, inocente, sem má intenção, sem intenção oculta, verdadeiro, transparente.

A mão esquerda segurando o mundo

A mão esquerda do Menino Jesus de Praga segurando o mundo significa que o amor e o poder deste Menino é que fazem o mundo existir e continuar existindo. Jesus tem o mundo em sua mão. A mão esquerda é a mão do apoio, da sustentação, da preservação. Assim, este símbolo nos diz que Jesus sustenta o mundo.

A mão direita abençoando

A mão direita do Menino Jesus de Praga também tem um significado profundo. A mão direita é a mão da ação, do agir, do 'verbo'. Ele é o 'verbo de Deus', ou seja, é Deus agindo. E qual a ação que esta mão direita realiza' Abençoar! Derramar bênçãos sobre o mundo que Ele sustenta em sua mão esquerda. Jesus, na verdade, é a própria bênção de Deus. Recebê-lo em nossa vida é a maior de todas as bênçãos que podemos ter.

Um comentário:

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!