Catequese na Net

Catequese Católica

terça-feira, 27 de julho de 2021

Encontro de Catequese online?

Olá, Povo de Deus!

Ainda não conversamos sobre esse assunto, mas faz-se necessário, não é mesmo? Por Jesus e pela evangelização, vencemos nossos limites.
Vamos a algumas dicas de como tornar mais agradável esses encontros de catequese online.

Da mesma forma que os encontros presenciais, precisamos focar na preparação.

O primeiro passo é definir um objetivo claro para o encontro. Todos devem ser comunicados desse objetivo junto com o convite para participar. Exemplo:
"Em nosso próximo encontro online aprenderemos como não se afastar de Deus na quarentena."

O segundo passo é marcar o dia e um horário para o encontro acontecer. Importante: combine qual será a ferramenta utilizada e se certifique de que todos os envolvidos possuem ela instalada em seus computadores ou celulares.

Iniciando o encontro quebre o gelo quando os catequisandos forem entrando com uma saudação ou com uma pergunta simples tipo: “Como você está se sentindo hoje?” Essas perguntas, podem durar cerca de cinco minutos, e são utilizadas como “check-in” para a videoconferência. É uma forma de humanizar o contato virtual e de proporcionar o tempo necessário para que todos estejam preparados para o início da reunião.

Logo no início, defina uma ordem de quem vai falar primeiro e instrua a quem não estiver falando para sempre deixar o microfone no mudo para que não haja barulho ao fundo como cachorros latindo e carros passando.

Para não atrapalhar a fala do outro, você também pode combinar simples gestos sem desmutar o microfone. Olha só:
Joinha para cima = Concordo
Joinha para baixo = Não concordo
Balançar a cabeça que sim = Concordo
Balançar a cabeça que não = Não concordo
Levantar a mão = Quero falar

Precisamos ser breves e incentivar a interação de toda a turma. Ao acabar de expor o tema do dia, de proclamar a Palavra, dê tempo para considerações e perguntas finais, ou até mesmo para um bate-papo final.

Catequista, use fones de ouvido:
Assim você ouve melhor e cancela as distrações do fundo;
O microfone do fone tende a ser melhor e vai estar mais perto do que o do computador, logo as pessoas também te ouvirão melhor;

Deixar a câmera ligada é um grande diferencial. O benefício imediato é facilitar a comunicação, uma vez que podemos perceber pela expressão se alguém está prestando atenção, se está se sentindo cansada ou se ficou empolgada com algo que acabamos de falar;
O benefício a longo prazo é que, ao ver as expressões das outras pessoas, criamos uma conexão com elas.

Preste atenção na sua postura:
As pessoas estão vendo você, logo ficará muito evidente pela sua linguagem corporal o nível de importância que você está dando para o assunto;
Reunião virtual também tem etiqueta;
Compartilhe essa imagem na conferencia e rezem juntos.

Uma videoconferência é uma reunião. Tome cuidado com o que você está vestindo naquele momento;
Enquanto estiver em uma videoconferência, evite comer. Os sons que produzimos ao manusear embalagens ou mastigar são amplificados no microfone (e são bem irritantes).

Bom encontro!

Paz de Cristo!

0 comments:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!