segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Faça uma Coroa do Advento


Advento quer dizer chegar. Origina-se do verbo latino advenire. É um dos sete tempos do Ano Eclesiástico (ou Ano Litúrgico), aquele dedicado à preparação para as festas da vinda (chegada, advento, nascimento) de Nosso Senhor Jesus Cristo, há tanto tempo predito pelos Profetas e esperado das Nações.

O Senhor apareceu à Abrahão e lhe disse: “Sai de teu país, deixa tua família e vem para a terra que te mostrarei. Eu te farei pai de um grande povo, e em ti hão de ser abençoadas todas as nações da terra”.

Estas últimas palavras referem-se ao Redentor do mundo, que devia nascer da raça de Abraão, e nele todos os povos haviam de encontrar uma fonte de salvação e de bênção.

O Advento tem a duração de quatro semanas. Começa no domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro). 
Essas quatro semanas representam os quatro mil anos durante os quais o mundo esperou a vinda do Messias.

Portanto, para os católicos de hoje, devem ser semanas de espera e desejo pela vinda do Reinado Social do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria.

No tempo do Advento os paramentos são roxos (conforme o rito tradicional), como sinal de tristeza e penitência. 

(Coroa do Advento)
A coroa do Advento é um dos muitos símbolos do Natal.

  
Por meio de seu formato circular e de suas cores, expressa a esperança e convida à alegre expectativa. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha.

Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. 

Os ramos verdes são sinais de esperança. Em alguns lugares, envolve-se a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus manifestado pelo nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A figura geométrica da coroa (circular) tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e sem fim, representa a perfeição, a harmonia, a eternidade.

As quatro velas referem-se aos quatro domingos que antecedem o Natal. 
A luz vai aumentando à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo Nosso Senhor, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade.


Coloque as mãos nos papéis e faça Coroas do Advento com sua turminha!
É muito fácil o molde será a própria mãozinha das crianças!
E cada uma pode fazer uma vela e escrever uma oração de espera pelo Natal.
Super fácil, né?

Paz de Cristo!

Um comentário:

  1. Oi Claudinha, adorei a publicação sobre a Coroa do Advento! E meu www.catequizarcomjesus.blogspot.com já está te seguido minha cara!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!