domingo, 4 de dezembro de 2011

PLANEJAMENTO ENCONTROS EVANGELIZAÇÃO 2012 - FEVEREIRO

Olá Catequistas Unidos e visitantes,

Sei que muitos  ainda não saíram de férias, mas se forem como eu, estamos sempre pensando em catequese... então porque deixar pra depois das férias se já podemos ir anotando o que funcionou, né?

Espero que gostem e enviem sugestões!

Datas e feriados do Mês
Fevereiro
21 Carnaval
22 Quarta-feira de Cinzas
Como cada Paróquia vai começar a catequese em um dia diferente, planejei 3 encontros antes do carnaval.
Tudo como sugestão... cada um vai adaptando a sua realidade, né?

Fevereiro 2012
Catequistas Unidos


1º encontro
Tema
Querigma
JESUS, uma pessoa viva
Objetivos e Sugestões para desenvolvimento
Anunciar JESUS, uma pessoa viva, levando o catequizando ao desejo de converter-se e aderir JESUS


2º encontro
Tema
Carnaval com Cristo
Quarta-feira de Cinzas Quaresma
Objetivos e Sugestões para desenvolvimento
Mostrar que podemos ser alegres e nos divertir sem pecarmos.
Qual o significado das Cinzas e da Quaresma


3º encontro
Tema
Campanha da Fraternidade
Objetivos e Sugestões para desenvolvimento
Quaresma tempo de conversão e lançamento da C.F.

4º encontro
Sugestão
Tema
Quem sou eu, quem somos nós?
Objetivos e Sugestões para desenvolvimento
Levar o catequizando a descobrir  quem é ele e que papel representa na comunidade.
Este tema pode ser trabalhado em conjunto com o 1° encontro.

Links para o assunto: Conforme forem enviando links eu atualizarei a postagem.

16 comentários:

  1. Oi Cláudia!! Planejamento! Como é importante! E olha que mesmo fazendo isso com certa antecedência, é difícil do grupo caminhar falando a mesma lingua... Nessas férias, quero rever nossa programação, está muito apertada, sem espaço pra respirar, rever, criar...
    Será que existe paróquias, onde os catequistas caminham no escuro, sem saber o que trabalhar no próximo encontro?
    Vou ver alguns ecnontros legais e te enviar... como vc disse, algo que tenha feito e que tenha marcado... Mas, nas férias, quase não fico na cidade, fico doida pra fugir pro mato, sem internet, sem barulho e sem gente...srsrsr Mas, estando aqui, prometo que vou ver alguma coisa... Beijus, que Deus continue te inspirando coisas lindas, como essa...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esta sua iniciativa Cláudia, fiquei super honrado por linkar minha postagem e meu encontro como gesto concreto. Se tiver mais ideias te passo ok?

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudia! Adorei sua iniciativa para o próximo ano eu gostaria de melhorar mais, pois neste ano, ou seja no começo deste ano antes de ter acessos a internet ficava muito no escuro quanto ao que preparar para os encontros. Não encontrava ajuda na minha comunidade, por isso resolvi apertar o bolso e ter acesso a internet rsrs, onde conheci seu blog e do nosso grupo de catequistas unidos, essa sua iniciativa é ótima, a cada dia que acesso seu blog aprendo ainda mais como ser catequista e como preparar meus encontros. Vou ver no que posso te ajudar se eu achar algo por aqui lhe mandarei. um abraço forte e fique com Deus, Beijos

    ResponderExcluir
  4. Imaculada querida, quando eu crescer quero ser igual vc...rs Amo todas as suas sugestões, mas o encontro do dia de Finados eu achei lindo demais e vai entrar em nosso planejamento, tá?

    Jonathan a honra é nossa por vc também ser Catequista Unido!

    Erica que bom saber que lhe ajudamos, graças a Deus! É a corrente do bem!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, você realmente é muito aplicada, parabéns!!!! Como já falei anteriormente, faz dois anos não atuo como catequista, pois precisei me dedicar a Pastoral da Saúde e Idosos, contudo a catequese está no meu coração. Infelizmente tive que optar e a Pastoral naquele momento precisava de mim. Mas na primeira oportunidade pretendo retornar à catequese novamente. Com dedicação pretendo postar e sugerir algumas atividades catequeticas para o nosso grupo em 2012, se Deus quizer.
    Grande abraço querida.

    ResponderExcluir
  6. Ah sim, a catequese no cemitério, é algo que já inclui no meu planejamento. Não é um encontro que tem a adesão de todos, porque infelizmente tem muitos pais e tb catequistas que carregam muitos preconceitos/medos, com relação a esse lugar santo... Amei, foi uma experiência inesquecível, tanto que repeti nesse ano e vou fazer sempre!! Tem um outro também que amei fazer, foi quando trabalhei o tema: OReino de Deus... então, levei meus catequizandos para visitar uma casa onde são acolhidos as pessoas doentes, idosos, jovens... Levamos materiais de higiene pessoal, cantamos, rezamos... Tal como o Jonathan fez... Precisamos sair um pocuo da teoria e ter encontros na prática...
    Tem um outro tb que gosto muito, que é quando trabalho o tema " a multiplicação dos pães" e fiz uma salada de frutas, mas com a espsiritulidade da musltiplicação... maravilhoso... Esse encontro foi tão bom, que nosso pároco o colocou na programção pra toda paróquia... E tem um outro, que fazemos no início da catequese, sobre a nossa idenntidade... é bem legal, antes mesmo de falar sobre Jesus, o catequizando precisa saber quem é ele e que papel representa na comunidade...
    Ahhh! Depois vou te passando... rsrsrs
    beijus e um ótimo início de semana pra vc...

    ResponderExcluir
  7. Claudia querida, penso que eu e você somos as mais curiosas a respeito do amigo secreto, não é mesmo? Eu estou muito curiosa. Já enviei o meu presente sim, veremos se é você, quem sabe, não é mesmo? Rererere Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Bom dia querida,muito boa iniciativa, vai ajudar muitos que caminham no escuro como disse a Imaculada. Prometo tentar ajudar em algo, no momento esta um pouco difícil, estou na correria com os últimos eventos na catequese, e o planejamento para 2012 só faço depois das festas e assim que estiver pronto te mando e posto no blog.
    Estas sugestões que vc colocou estão ótimas, elas seriam minhas também para o inicio da catequese. Acho que todo planejamento/roteiro de catequese tem que caminhar junto com a liturgia ou melhor a liturgia tem que ser fonte de inspiração para catequese.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Como já disse antes não tem ideia melhor do que esta sua. Fazer um planejamento vindo do grupo catequistas unidos será muito bom, pois pegar um pouquinho de cada, vai dar um mar de ideias boas. Gostaria de ver a catequese de 2012 em todas as comunidades, investindo em encontros concretos, como este que fiz e como os que a Imaculada citou. São eles marcantes na vida das crianças que são os cristãos futuros. Já disse a coordenação geral sobre seu planejamento e sua responsabilidade acaba de aumentar, pois o nosso será em cima do seu que postar no blog. Continue... tõ nessa com você.

    ResponderExcluir
  10. Cláudia, em 2012 pretendo ser catequista da pré eucaristia (aqui é com 7 e 8 anos e começa em março), e continuarei usando os temas dos blogs dos catequista unidos. Espero poder contar com vocês sempre, abraços Shenia.

    ResponderExcluir
  11. Amei a idéia Claudia! Vou dar uma olhadinha aqui e depois passo o link... quanto a ansiedade, tb sou assim, mas no meu caso este ano estou no planejamento para trabalhar com as catequistas, pra dar um gás a mais pra elas hehehe bjoka no ♥!

    ResponderExcluir
  12. Eu sugiro que para os encontros da Campanha da Fraternidade, sejam usados os subsídios que prepraramos e que a CNBB publicou. Temos temas para cinco encontros, todos baseados no textro base da CF, com sugestão de leitura para o catequista... um deles é nos moldes da Leitura orante da Bíblia. Tem sugestão de dinâmicas e ações sócio-transformadoras em todos eles. Caso não consigam adquirir o livrinho nas livrarias, posso disponibilizar os roteiros.

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa que fico em dúvida:
    Aqui na Arquidiocese de Londrina, temos um ITINERÁRIO CATEQUÉTICO a seguir com todos os TEMAS a serem abordados em cada encontro para cada etapa da catequese. Não é assim na diocese de vocês? Cada catequista escolhe o tema? Não é feito um planejamento conjunto dos encontros na paróquia?
    Normalmente estes temas são pensados a partir da realidade da nossa Igreja e de nossas comunidades, ou seja, existem diretrizes a seguir. Não é assim?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Cláudia.....que ideia maravilhosa,ameiiii no ano que vem eu quero me aprofundar ainda mais nos encontros de catequese.Penso que nós catequistas devemos estar sempre inovando!E no que eu procurar ajudar,claro que você pode contar comigo.Brigadão pela visita....beijão ,Paty♥

    ResponderExcluir
  15. Oi Angela, é claro que temos diretrizes a seguir. Esse planejamento são encontros sugeridos... Por isso disse que cada Paróquia e catequista vai adaptando conforme a sua realidade. A idéia é partilharmos e agruparmos as melhores idéias que temos.
    Se você puder partilhar os encontros da C.F. será maravilhoso. Você pode postar em seu blog eu eu faço um link do planejamento pra lá.

    ResponderExcluir
  16. boa tarde gostaria de ficar juntos á voçês, neste planejamento, pois eutou perdida sou catequista com crianças de 8,9,10e 11 anos, não tenho muitas idéais legalais, nem um bom planejamento,mim ajude porfavor.betijane

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!