quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pode a Igreja enganar-se em questões de fé?


YOUCAT
Primeira Parte: Em que cremos


Segundo Capítulo: Deus aproxima-se de nós, seres humanos.

 13. Pode a Igreja enganar-se em questões de fé?

"A totalidade dos crentes não pode errar na fé, porque Jesus prometeu aos seus discípulos mandar-lhes o Espírito da Verdade e conservá-los na Verdade (Jo 14, 17). [65-66, 73]

Tal como os discípulos acreditavam em Jesus de todo o coração, também um cristão pode confiar totalmente na Igreja se procurar o caminho da Vida. Efetivamente, se o próprio Jesus fez dos seus Apóstolos participantes na missão de ensinar, a Igreja tem uma função educativa (Magistério) e não pode se calar. É certo que alguns membros da Igreja se podem enganar e até cometer erros graves, mas a Igreja, como um todo, nunca se poderá desviar de verdade de Deus. A Igreja transporta, através do tempo, uma verdade viva, que é maior que ela mesma. Fala-se de depositum fidei, o tesouro da fé, que deve ser preservado. Caso alguma verdade seja publicamente questionada ou deturpada, a Igreja é desafiada a trazer novamente à luz aquilo em que se creu por toda a parte, em todos os tempos e por todos os crentes (São Vicente de Lérins).


A Igreja como um todo, não erra. Ela deve seguir a Palavra de Deus e só nela evangelizar. É certo que alguns membros da Igreja se podem enganar, mas a Igreja nunca pode se desviar dos ensinamentos de Deus, mantendo a Tradição e a Fé até o fim. Nós devemos acreditar de todo o coração na nossa Igreja, e nela procurarmos a Verdade Plena e o Caminho para os Céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!