sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Santa Filomena - 10 de agosto


Santa Filomena era filha de um rei da Grécia, e sua mãe era também de sangue real; como não lhes vinham filhos, ofereciam sacrifícios e preces constantemente a seus falsos deuses para consegui-los.
Providencialmente, o médico do palácio, de nome Públio, era cristão. Penalizado pela cegueira espiritual de seus soberanos e inspirado pelo Divino Espírito Santo, falou-lhes da nossa Fé, garantindo-lhes que suas orações seriam ouvidas se abandonassem os falsos deuses e abraçassem a Religião Cristã.
Impressionados com o que ouviram, e tocados pela Graça, resolveram receber o Batismo, após o qual lhes nasceu uma linda filhinha no dia 10 de janeiro do ano seguinte.
Imediatamente, chamaram-na de Lumena ou luz, por ter nascido à luz da fé.
Na pia batismal deram-lhe o nome de Filomena, isto é, Filha da Luz, da Luz Divina que lhe iluminou a alma por meio desse Augusto Sacramento.
O Papa Gregório XVI, tendo recebido o parecer favorável da Sagrada Congregação dos Ritos à canonização de Santa Filomena, elevou-a à honra dos altares, instituindo ofício próprio para o culto e a festa, proclamando-a 'A Grande Taumaturga do Século XIX', 'Padroeira do Rosário Vivo' e 'Padroeira dos Filhos de Maria'.
As relíquias de Santa Filomena ainda são preservadas em Mugnano, na Itália.

Um comentário:

  1. Olá.
    Gostei de mais de seu blog,quer divulgar em um portal,isso mesmo,o Portal Teia,um portal exclusivo para blogues de qualidade assim como o seu.
    Se interessar é só nos fazer uma visitinha.
    Até mais

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!