quinta-feira, 1 de novembro de 2012

1 de novembro - Para que louvar os santos?

"Para que louvar os santos, para que glorificá-los? Para que, enfim, esta solenidade? Que lhes importam as honras terrenas? A eles que, segundo a promessa do Filho, o Pai celeste glorifica? Os santos não precisam de nossas homenagens. Não há dúvida alguma, se veneramos os santos, o interesse é nosso, não deles". 
Sermão do Abade São Bernardo

Hoje, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de todos para a felicidade eterna. 


"Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: 'Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito' "

(Mt 5,48) (CIC 2013)

Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta pedindo bolinhos, frutos secos, como castanhas e nozes, e frutas, como romãs (Wikipédia), ou o chamado "Pão-por-Deus". 

Bem parecido com o Haloween, né? Que, por sinal, seu nome em inglês se deriva de ser a véspera do “Dia de Todos os Hallows (Santos)”...

Pois é... Cultura é sempre cultura!


Todos os santos de Deus, rogai por nós!

Um comentário:

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!