sábado, 5 de janeiro de 2013

Dia 6 de janeiro - Dia de Santos Reis - A Folia de Reis

Depois que Jesus nasceu, alguns homens sábios, também chamados de Magos, viram uma estrela no céu que eles acreditavam que anunciava o nascimento de um rei.   Eles viajaram para Jerusalém e perguntavam: "Onde está o rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela, uma vez que se levantou, e viemos a adorá-lo." 

Até hoje não há nenhum mapa para ajudar-nos a encontrar Jesus e não há nenhuma estrela a se seguir, mas temos a Bíblia. 

Podemos encontrar o caminho para Jesus lendo a Palavra Sagrada de Deus! 

A Bíblia é o mapa e a estrela que vai levar a Jesus. 


Desde o século XVIII comemoramos no período de 24 de dezembro, a 6 de janeiro o "Dia de Reis" com a "Folia de Reis". Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.


Um grupo de cantadores e instrumentistas homens simples, geralmente de origem rural; são os participantes da festa que dão exemplo grandioso através de sua cantoria de fé, percorrem a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.


Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos, seguem os foliões pela noite adentro em longas caminhadas, levando a "bandeira" (estandarte de madeira ornado com motivos religiosos), a qual tributam especial respeito. Vão liderados por mestre e contra-mestre, figuras de relevância dentro da Folia por conhecerem os versos - são os puxadores do canto.

Exemplos de músicas:

Ó di casa, ó di fora
Qui hora tão excelente
É o glorioso santo Reis
Qui é vem do Oriente

Ó de casa, ó de casa
Alegra esse moradô
Que o glorioso santo Reis
Na sua porta chegô



E que tal uma receitinha especial e tradicional?



BOLO DIA DE REIS
INGREDIENTES:
200g de manteiga
200g de açúcar
200g de amêndoas em pó
4 ovos
75g de farinha de trigo
2 discos de massa folheada de 3ml de espessura
Fôrma de 22cm de diâmetro
2 ovos ligeiramente batidos para pincelar a massa
MODO DE PREPARO:
Bata em batedeira a manteiga com o açúcar e as amêndoas. Depois que a mistura clarear e crescer, junte aos poucos os quatro ovos, um de cada vez, sem parar de bater. Incorpore por último a farinha e bata mais um minuto, só para misturar. Reserve na geladeira.
Montagem:

Coloque um disco de massa folheada na fôrma e espalhe por cima o creme. Coloque uma e cubra com o segundo disco de massa folheada. Pincele com ovo batido. Asse em forno pré-aquecido a 200°C, durante aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva.
Rendimento : 10 porções

2 comentários:

  1. È verdade Claúdia, apesar de todo colorido, de toda animação e ainda temos guloseimas dedicado neste dia rsrsrs. Os reis magos mostra para nós cristãos a luz, Jesus. O caminho para mudarmos de vida, um momento muito profundo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia! Obrigada por avisar sobre o selinho, este ano pretendo dar mais atenção ao meu blog e aos blogs amigos! Beijo no ♥ e uma semana abençoada pra vc!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!