domingo, 17 de março de 2013

Jesus sorria ou não?

Olá Povo abençoado!

Certa vez, conversando com minha prima Geiza, eu comentei que sempre que leio as falas de Jesus na passagens das Sagradas Escrituras eu o imagino falando e rindo... sempre o imaginei um homem bem humorado... e minha prima me disse que ela não tinha a mesma visão que eu, para ela Jesus falava com uma entonação mais forte, tipo repreendendo, mais austero.  E vocês o que acham?

Estava agora relendo um livro (Assim sorriem os santos - Lia Carini Alimandi) e não resisti em vir compartilhar com vocês.

"Se quisermos, o bom Deus deveria ser considerado o primeiríssimo e insuperável humorista: nenhum ser pode desfrutar de maior regozijo perfeito e inalterável.  E quem poderia estar de mais bom humor do que quem conhece tudo de todos até as fibras mais sutis e mais recônditas, onde se aninham a ingenuidade, as manias, as ninharias e as veleidades inclusive dos melhores homens?  Quem sabe quantas vezes o bom Deus tem motivo de sorrir amorosamente de todos nós!  O senso de humorismo do Homem-Deus parece-me exemplarmente expresso, para citar um exemplo tirado de Michel Quoist, num belo trecho do seu livro "Orações". Leiam, leiam!

Certamente também Jesus foi humorista.  Eu sei, garantem que Jesus jamais sorriu, pois os evangelhos não falam de riso.  Mas eu não posso acreditar, não vejo razão.  Se era um homem total, que pôde chorar, por que não poderia também rir?  pelo menos quando criança...?
Seja como for, certamente sorriu.  Não podia não sorrir diante das brincadeiras das crianças, do atrevimento dos jovens, quando se juntavam em torno dele.  Não podia não sorrir, por exemplo, de Zaqueu, que para vê-lo subia no sicômoro; de Simão, audacioso e ao mesmo tempo presa do medo, quando queria alcançá-lo caminhando sobre a água.

Esse assunto dá um belo encontro catequético, é uma bela reflexão para nós catequistas... qual a visão que passamos de Jesus? Um Deus bem humorado ou um Deus carrancudo e brabo?


2 comentários:

  1. Oi claúdia,gostei muito dessa sua postagem,eu também penso da mesma maneira,quando leio a leitura da Bíblia,imagino logo como Jesus era com as pessoas e me deixo levar pela minha imaginação,fazendo de conta que eu estou no meio deles...rsrsrs...é muito engraçado,as vezes dou risada sozinha e falo...OBRIGADO SENHOR....e sinto que Jesus sorri pra mim ali naquele momento que estou lendo a leitura,isso é maravilhoso...
    UM gde abraço minha querida,fica na paz e no amor de nosso Senhor!!!!
    E um grande sorriso virtualmente prá vc...
    beijos..

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!