sábado, 11 de janeiro de 2014

E nós agradamos a Deus e a nossos pais?

Primeiro Domingo após a Epifania - Cor: Branco. Batismo do Senhor

Olá povo de Deus,

Tenho certeza de que você reconhece  a imagem ao lado e  que poderá mostrar aos catequizandos. É uma lembrança do Batismo. A maioria dos pais tem, será que todos já viram?  É importante que todos vejam e gravem o dia que foram batizados.
Deus estava orgulhoso de seu Filho, no dia de seu batismo.  E de nós será que Deus também está orgulhoso ou decepcionado?
Catequistas vamos refletir?
Vamos montar um belo  e significativo encontro?

ROTEIRO PARA ENCONTRO CATEQUÉTICO



Tema/Conteúdos:  "Eu estou orgulhoso de você” – Batismo de Jesus
Interlocutores (Catequizandos):  Crianças da 1ª Eucaristia (2º Ano) – 09/12 anos de idade podendo ser adaptado a outras faixas etárias.

Duração: 1h e meia
Local: Espaço ao ar livre.  Se não for possível, preparar a sala com tapetes e almofadas para acomodar as crianças.
Objetivo(s): "Devemos despertar a memória do Batismo", como pediu o Papa Francisco.
Material (Recursos) Lembrança do Batizado  que é dada pela paróquia e a da catequista. Aparelho de som para tocar as músicas
Passos metodológicos: Acolhida/Motivação  Um cartaz com fotos de vários batizados. De preferência adultos também.  Cantar a música: Água Viva (Flavinho) Batiza-me Senhor no teu Espírito / Pois minh'alma sedenta está...
Atividades educativas:
Palavra - Mt 3,13-17
 “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.
Sabemos que Deus  estava contente com seu Filho Jesus,  porque a Bíblia nos diz. A Bíblia diz que quando Jesus foi batizado, uma voz do céu foi ouvida dizendo:. "Este é o meu Filho amado, eu estou muito satisfeito com ele"

Por que você acha que Deus estava satisfeito com seu filho?

Leia em Lucas 2,52
 
("Jesus crescia em sabedoria e em estatura, e cada vez mais em favor de Deus e todas as pessoas." ) e também leia em João 6,38
(“Jesus disse: "Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" )

Atividades educativas:
Executar a atividade/passatempo previamente preparada.
Divida as crianças em duas equipes. Cada criança vai correr para uma cesta contendo algum tipo de comportamento  escrito em um papel. A criança irá lê-lo e colar em  um cartaz que tem o título: Coisas que deixa Jesus orgulhoso de mim e Coisas que deixam Jesus triste comigo, dependendo da atividade que eles acreditam que Jesus ficaria orgulhoso ou triste.

Atividades educativas:
Oração:  “Peçamos ao Senhor que nos faça experimentar cada vez mais, na vida diária, a graça recebida no Batismo. Quando os outros se cruzarem conosco, possam encontrar verdadeiros filhos de Deus, verdadeiros irmãos e irmãs de Jesus, verdadeiros membros da Igreja.”
Papa Francisco.

Compromisso (sócio-trasnformador)
Conversar refletindo...  não gostaria de ser o tipo de criança que, quando Deus olhar do céu, como fez com Jesus possa dizer: "Meu filho, eu estou orgulhoso de você?"   Eu como catequista e amiga de vocês gostaria que fosse assim, todos os dias eu tento ser assim, (ser mais parecido com Jesus), sabendo que Deus me ama e está disposto a ajudar-me a ser o tipo de pessoa que você quer que eu seja.

Imprimir, recortar para realizar a atividade, acrescente outras atitudes conforme a necessidade.

7 comentários:

  1. Oi Claudia, estamos de cara nova e aproveitamos para atualizar o selinho dos Catequistas Unidos. Um feliz 2014 e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudinha, estou de licença médica, mas já estou bem melhor graças a Deus... hoje coloquei o selinho novo no blog, ok? queria te pedir um favor: atualiza o link do meu facebook na lista dos catequistas unidos, pois está direcionando para minha página pessoal. por favor coloque http://www.facebook.com/semeandopaznoface que é da página do blog, ok? obrigada! beijinhos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Sheila, já atualizei a lista, ok?
      Estamos unidas em oração pela restauração de sua saúde. paz de Cristo!

      Excluir
  3. Ola Claudia! Obrigado pela visita,adorei o encontro ,vai me ajudar muito eu dou catequese para o terceiro ano de Eucaristia.Beijos e boa semana
    Nena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que lhe agradeço o carinho e presença aqui no blog. Fico feliz que tenha gostado do roteiro, e que lhe será útil. Paz de Cristo!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!