terça-feira, 27 de maio de 2014

Teste seus conhecimentos!


Olá Povo de Deus!
Catequistas queridos, hoje passo por aqui para compartilhar uma brincadeira que fiz lá no grupo Catequistas em Formação, foi o nosso primeiro Quiz e quem participou já quer outra edição.

Funcionou assim, postei a cada dia uma pergunta e quem estava participando me enviava a resposta por "in box".  É uma ótima sugestão para encontros de catequistas... brincar e aprender!

Perguntas e respostas

1.A Bíblia e os Evangelhos, são a base do conteúdo catequético. Mas, não vamos esquecer que o nosso CREDO CATÓLICO, coloca depois das pessoas da Trindade Santa, o "creio na Igreja Católica" e tudo que advém desta crença: história, tradição, mandamentos, sacramentos, etc. E quais são os SETE PEDRAS fundamentais do processo de catequese e do amadurecimento do cristão?
Dica: A resposta de hoje pode ser encontrada em um artigo postado em nosso blog
http://www.catequistasemformacao.com/, com o marcador: DNCE como sou boazinha, vou dizer até a data: QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014.

RESPOSTA:
1 Credo , 2 Sacramentos, 3  Mandamentos/Bem aventuranças, 4 Pai Nosso, 5 Antigo testamento , 6 Vida de Jesus 7 História da Igreja.

2. Que Santo a CNBB este ano declarou ser Padroeiro dos catequistas?
Dica: Se precisa de uma ajudinha para lembrar, leia este post: http://www.catequesenanet.com.br/2014/04/presente-para-todos-catequistas.html

RESPOSTA: São José de Anchieta

3.  A cada ano, a liturgia das celebrações segue uma sequência de leituras próprias, divididas em anos A, B e C. Estamos em 2014 no Ano “A”, onde a leitura principal do evangelho na celebração segue qual o Evangelho?
Dica: Se te deu um “branco” leia esse post e encontre a resposta.
http://www.catequistasemformacao.com/search/label/Ano%20Lit%C3%BArgico

RESPOSTA: Evangelho de São Mateus

4.É impossível calcular ao certo quantas igrejas e templos religiosos existem ao redor do mundo. Afinal, a diversidade de religiões e seitas ultrapassa fronteiras... Ao longo da história, algumas das maiores e mais inovadoras obras de arquitetura são templos religiosos católicos. Destaco a Igreja de Éfeso, Igreja de Esmirna, Igreja de Pérgamo, Igreja de Tiatira, Igreja de Sardes, Igreja de Filadélfia e Igreja de Laodiceia; e lhe pergunto o que elas tem em comum?

RESPOSTA: As Sete Igrejas do Apocalipse

5. Aprendendo História com a Bíblia... Qual era o imperador quando Jesus nasceu?
Dica: Vão ter que procurar em sua Bíblia, no versículo 1 de um dos 24 capítulos do Livro de São Lucas.

RESPOSTA: Imperador Cesar Augusto

6. A leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. Podemos e devemos fazê-la na catequese. Os bispos católicos no Concílio Vaticano II, relembram que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Os monges diziam que a LECTIO DIVINA é a escada espiritual dos monges, mas é também a de todo cristão! Cite 4 passos para realizarmos uma eficaz Lectio Divina.
Dica: Se você ainda não sabe... Acho que deve ler em nosso blog http://www.catequistasemformacao.com/ , um post com o nome: A CATEQUESE MISTAGÓGICA

RESPOSTA: 1 Leiitura, 2 Meditação, 3 Oração e 4 Contemplação

7. Quais os dois objetivos da leitura da Bíblia na catequese enunciados no Diretório Nacional de Catequese (DNC)?
Dica: Se você não está lembrando e não tiver o DNC em mãos para pesquisar, leia este post e encontre a resposta: http://www.catequistasemformacao.com/2014/01/como-ler-biblia-na-catequese.html

RESPOSTA: Formar comunidade de fé e Alimentar a identidade cristã.

8. Qual o último Livro do Antigo Testamento e o Primeiro do Novo Testamento?

RESPOSTA: Malaquias e Mateus.

9. O que é o "RICA" e quando é usado?
RESPOSTA: Ritual da Iniciação Cristã de Adulto - Facilitar e conduzir a catequese da IVC de adultos.

10. A Presença de Jesus na Palavra é tão completa como na Eucaristia?
Dica: A dica que não dei pois pensei não ser necessária era um post do meu blog http://www.catequesenanet.com.br/2012/03/os-mitos-e-verdade-mito-1.html

RESPOSTA: NÃO! Jesus está presente na Palavra sim. Mas pensem bem: Ler a Palavra não é um Sacramento, para ler a Palavra eu não preciso necessariamente ter me confessado e estar em estado de graça; nós veneramos a Palavra mas adoramos somente a Eucaristia que é o Próprio Cristo. Vejam o CIC 1374. “O modo da presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz dela «como que a perfeição da vida espiritual e o fim para que tendem todos os sacramentos»


Um comentário:

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!