terça-feira, 20 de janeiro de 2015

20 de Janeiro - Dia de São Sebastião

Olá Catequistas e todo o Povo de Deus,

Como boa carioca, trago hoje a história deste santo que converteu e converte até hoje muitas pessoas através do testemunho de sua fé em Jesus.

De acordo com Atos apócrifos atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, São Sebastião teria se alistou no exército romano já com a intenção de dar força aos cristãos presos, enfraquecidos diante das torturas, pois naquela época, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses.

O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir.

Denunciado por um soldado, o imperador se sentiu traído e mandou que Sebastião renunciasse à sua fé em Jesus Cristo. Sebastião se negou a fazer esta renúncia. Por isso, Maximiano mandou que ele fosse morto para servir de exemplo e desestímulo a outros. Assim, os arqueiros receberam ordens para matarem-no a flechadas. Eles tiraram suas roupas, o amarraram num poste no estádio de Palatino e lançaram suas flechas sobre ele até o ponto de pensarem que estava morto. 

Uma cristã devota, e um grupo de amigos, foram ao local e, surpresos, viram que Sebastião continuava vivo. Levaram-no dali e o esconderam na casa de Irene que cuidou de seus ferimentos. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato, responderei o mais breve possível!