Olá, Povo de Deus!
Quem de nós não era apaixonado pelo Papa João Paulo II? Quem não se comoveu com seus últimos dias nesta terra?
Hoje, comemoramos a memória de São João Paulo II, que soube na medida exata, na medida de Deus cingir os rins e ser vigilante. Essa é a reflexão do Evangelho (Lc 12,39-48).

O evangelho nos fala do tempo... (V. 39) "Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa."
O tempo que se marca com o relógio (chronos) é importante e não devemos desperdiçá-lo... gastamos com tantas futilidades e ainda dizemos que nos falta tempo... Muito mais devemos nos importar com o Tempo de Deus (Kairós).
Jesus insiste mais uma vez... sejais vigilantes no cumprimento da vontade de Deus.
Recebamos o Pão nosso de cada dia, nossa fração do trigo até que fortes e vigilantes na fé, o Senhor volte!
Ensinemos nossas crianças e adultos... Muito pouco a Igreja nos pede... Uma missa aos domingos. Mas que seja uma missa vivida sem preocupar-se com o relógio... é um encontro com nosso Senhor. Quem tem pressa de sair de um encontro com a pessoa amada?
Faça dinâmicas sobre o tempo... Existem várias dinâmicas sobre o tempo de Deus, que focam na priorização, na espera e na sabedoria do uso do tempo. Deixo uma sugestão
Utiliza a representação de 24 horas do dia, preenchendo-as com diversas atividades. A reflexão surge ao perceber a falta de tempo para orar, o que mostra como Deus deve ser priorizado para que as outras coisas sejam acrescentadas à vida. O tempo que "gastamos" com Deus deve ser tempo de qualidade. Reflitamos se estamos sendo vigilantes ou não.
A Paz e até a próxima!
In a quiet chapel bathed in morning light, the faithful gathered to honor Saint John Paul II a shepherd who lived watchful and strong in God’s time. The Gospel spoke of a thief in the night, reminding all that life’s moments, measured by ticking clocks, often slip away on trivial things. Yet, beyond the hours and minutes lies kairos the divine rhythm calling hearts to vigilance and purpose. As bread was broken and prayers rose, the people remembered: true worship isn’t rushed.
ResponderExcluir